Questões e respostas
Atitude corporal durante a Comunhão
Qual deve ser a atitude corporal dos ministros e dos fiéis durante a Comunhão?
A Comunhão começa com a preparação do presidente e dos fiéis (IGMR 84), e termina com a distribuição da Comunhão ao último comungante. Durante este tempo, todos devem estar de pé. A Comunhão é um acto comunitário, e a primeira forma de o mostrar é estarem todos de pé durante o tempo que ela dura; a segunda consiste em tomar parte na procissão de comunhão, que avança, ordenadamente, desde o fundo da igreja, em direcção à mesa onde se distribui o Pão da vida, comungá-lo com fé, e permanecer em união com o Senhor; a terceira, em regressar ao lugar onde cada um se encontrava, e continuar aí de pé, até que o último fiel tenha comungado; a quarta, em tomar parte, pela voz, no cântico da Comunhão; a quinta, em sentarem-se todos durante os breves momentos depois da Comunhão; a sexta consiste em levantarem-se todos para a oração depois da Comunhão... e para os ritos de conclusão.
E os fiéis que não comungam? Devem ficar de pé, nos seus lugares, aguardando o momento de se sentarem juntamente com os outros.
E os doentes e idosos? Para esses não há regra. Farão como puderem. E se algum nem sequer conseguir aproximar-se do lugar da Comunhão, os ministros irão levar-lhe o Corpo do Senhor ao lugar onde se encontra.
Alguém dirá que esta meta ideal é difícil de alcançar. Estamos de acordo. Mas nem por isso ficamos dispensados de dar o nosso contributo para o conseguir. Dizem os nn. 17 e 18 da IGMR: «É da máxima importância que a celebração da Missa ou Ceia do Senhor de tal modo se ordene que ministros sagrados e fiéis... dela colham os mais abundantes frutos. Foi para isso que Cristo instituiu o sacrifício eucarístico... e o confiou à Igreja... Tal finalidade só pode ser atingida se... se ordenar toda a celebração de forma a conduzir os fiéis àquela participação consciente, activa e plena, de corpo e espírito..., que a Igreja deseja... e que, por força do Baptismo, constitui direito e dever do povo cristão».
Uma participação assim no rito da Comunhão pressupõe uma grande ascese pessoal, e uma altíssima consciência do que é o Mistério da Eucaristia.
Um colaborador do SNL