Questões e respostas

Livros no Ambão

No momento da oração universal, será preciso retirar o leccionário do ambão e guardá-lo, ou pode colocar-se por cima dele, aberto ou fechado, o livro da oração dos fiéis?

 

Começo por lhe dizer, caro consulente, que não encontrei resposta directa à sua pergunta em nenhum documento da reforma litúrgica. Vou, por isso, dar-lhe apenas a minha opinião, distinguindo celebrações festivas e celebrações feriais.
Nas celebrações dominicais e festivas com participação activa do povo e leitores suficientes, está mais de acordo com a beleza e a verdade da Liturgia manter, no ambão, em cada momento da Liturgia da Palavra (I Leitura, II Leitura, Evangelho e Oração dos Fiéis), apenas o livro de que os vários leitores precisam para realizar o seu ministério.
Nas celebrações de semana, dada a sua maior simplicidade e o menor número de leitores, e desde que a estante do ambão seja suficientemente ampla para comportar ao mesmo tempo, fechados ou abertos, o Leccionário e o livro da Oração dos Fiéis, não se vê razão para não os deixar aí do princípio ao fim da Missa.
Os responsáveis pelas celebrações e os leigos que, sob a sua orientação, exercem algum ministério, devem procurar contribuir, pelo modo como realizam o que lhes compete, para a beleza da liturgia. E tanto mais o conseguirão, quanto mais simples e verdadeiros foram nos seus gestos, palavras e atitudes (cf. IGMR 22-23).


Um colaborador do SNL