Questões e respostas

Incensação e inclinações

Após a inclinação do acólito, do diácono ou de outra pessoa encarregada do turíbulo, também é necessária a inclinação do celebrante ou da assembleia no momento de os incensar?

 

Diz a IGMR, no n. 277: «Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, excepto ao altar e às oblatas para o sacrifício da Missa».
Interpretemos o texto nos seus vários elementos: “Antes e depois”. Há, portanto, duas inclinações profundas: uma antes da incensação e outra no fim. “Faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada”. Quem faz a inclinação? Naturalmente a pessoa que utiliza o turíbulo (o presbítero, o diácono ou o acólito). O que é uma inclinação profunda? É a inclinação do corpo (IGMR, n. 275) e não apenas da cabeça. Para quem se faz esta inclinação profunda? Faz-se para a pessoa ou para a coisa incensada. As pessoas podem ser: o bispo ou os bispos presentes, o presbítero ou o presbitério, e o povo. As coisas podem ser: a cruz, o evangeliário, uma imagem de Nossa Senhora ou de outro Santo, etc. Atenção à restrição: não há inclinação profunda ao altar nem às oblatas durante a Missa.
O consulente pergunta se é necessária a inclinação da assembleia ou do celebrante no momento de os incensar, ou seja, antes e/ou depois da incensação. A IGMR, no citado n. 277, nada diz acerca disso. O facto de nada dizer significa que, aquele que faz a incensação (o presbítero, o diácono ou o acólito), não deve ficar à espera que a pessoa incensada retribua a inclinação. Mas essa pessoa pode querer retribuir com outra inclinação àquele que a incensou. A IGMR não proíbe que o faça. Deixa-a livre. Resultado: é possível que numa mesma celebração haja pessoas incensadas que retribuem a inclinação e outras que o não fazem. Não lhes tiremos essa liberdade, se o quiserem fazer, mas não as critiquemos, se o não fizerem, porque a IGMR nada diz.
Há dias, numa celebração solene, em que o diácono foi o incensador, reparei em várias coisas que estiveram mal. Quando incensou o presidente, que era um bispo, não fez a tal inclinação profunda, antes e depois, mas fartou-se de fazer inclinações com a cabeça, a cada ducto do turíbulo. Foi ridículo. A seguir incensou o presbitério, fazendo apenas uma pequena inclinação com a cabeça, antes e depois. Alguns padres retribuíram, outros não. Por fim foi incensar o povo, que era numeroso (tratava-se de uma celebração na esplanada de um santuário), e não fez inclinação nenhuma, nem antes nem depois, e limitou-se a incensar apenas com um icto, e só para um dos lados, aquela imensa mole de gente, retirando-se como que envergonhado do que fizera.
Não foi exemplo a seguir. Mas eu compreendo-o. Provavelmente ninguém lhe disse, antes, como devia proceder, num santuário, com tantos padres e tanto povo. Os gestos foram acanhados. Via-se que não estava à vontade. Tive pena dele e desejei intimamente nunca me encontrar em situação semelhante, que pode acontecer quer com o incenso, quer com o canto, quer com a própria presidência.

Um colaborador do SNL