Questões e respostas

O Santo Lenho

O que é e quando se usa o Santo Lenho?

 

Começo por dizer-lhe, caro amigo, que a expressão Santo Lenho se refere a uma relíquia da Cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. É termo antigo e ainda usado hoje, embora poucas vezes, na liturgia. Equivale à expressão madeiro da cruz. Pode encontrá-la, pelo menos, na Peregrinação, de Etéria (Antologia Litúrgica, nn. 1678-1679), nos Sermões, de Santo Agostinho (Ibidem, nn. 3824, 3918) e no Conhecimento do baptismo, de santo Ildefonso de Toledo (Ibidem, 5620). Nos livros litúrgicos actuais o termo vem referido no Missal Romano (Hinos de Sexta-Feira Santa), no Cerimonial dos Bispos (n. 1100), na Liturgia das Horas (vol. II, p. 371, 629-630; vol. III, p. 1515; vol. IV, p. 1287), e no EDREL (p. 918).

O primeiro Santo Lenho foi a própria Cruz donde esteve pendente o Filho de Deus. Célebre, entre todas, é a descrição feita por Etéria, no séc. IV, da adoração da relíquia da verdadeira Cruz.

Existem, espalhados pelas paróquias do mundo cristão, muitos santos lenhos. O mais célebre, em Portugal, encontra-se no museu da Catedral de Évora. Foi trazido da Terra Santa e esteve na batalha do Salado. O relicário é de ouro, prata, esmaltes e pedras preciosas (diamantes, rubis, esmeraldas, safiras, um jacinto oriental e um camafeu de ágata com a imagem do Ecce Homo). Trata-se de uma jóia única no mundo, de valor incalculável. Mede 51 cm de altura, e a maior largura da base é de 25 cm. Se puder, não deixe de a contemplar, um dia, na Sé da capital alentejana.

Regra geral, o Santo Lenho é levado nas maiores procissões das paróquias onde existem as suas relíquias. O Cerimonial dos Bispos diz o seguinte: «Nas procissões do Santíssimo Sacramento, lenho da Santa Cruz, das relíquias, imagens e outras deste género, quando o Bispo participar na procissão, convém seja ele próprio, revestido de pluvial, a presidir à procissão, levando ele mesmo o Santíssimo Sacramento ou o objecto sagrado» (CB 1100).

Já fui responsável de uma paróquia onde, na procissão do Senhor dos Passos, é levada, debaixo do pálio, a relíquia do Santo Lenho, com a qual, no fim da procissão, se dá a bênção ao povo.


Um colaborador do SNL