Questões e respostas

Olhar a assembleia durante a leitura

O leitor pode olhar a assembleia ou, pelo contrário, como penso ter lido em algum sítio, deve manter os olhos no leccionário e apenas olhar a assembleia quando diz “Palavra do Senhor”?

 

Caro consulente
Respondo à sua pergunta com aquilo que vem escrito em “O Livro do Leitor”, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, em 2007, p. 246:
“Deverá o leitor estar sempre a levantar os olhos do livro? O leitor deve ser natural em tudo, até no modo de levantar os olhos do livro para olhar a assembleia. Não é bom fazê-lo a cada frase e menos ainda a cada palavra, mas pior é nunca o fazer. A leitura litúrgica destina-se a proclamar, com exactidão, palavras reveladas por Deus que se encontram no leccionário. O leitor não é um locutor de televisão. Se levantar muitas vezes os olhos durante a leitura, como fazem os locutores durante o telejornal, alguém pode ser levado a pensar que está a dizer palavras suas. Mas não se conclua daqui que o leitor deve estar sempre com os olhos fixos no livro. Ele pode e deve dirigi-los para a assembleia, algumas vezes, durante a leitura, de preferência nas pausas dos pontos ou dos parágrafos, mas não a meio das frases. Também aqui não há regras fixas. O mais importante é que ele se comporte de maneira natural”.


Um colaborador do SNL
(BPL 135-136)