Questões e respostas

O que é e o que não é “missa vespertina”

A missa celebrada na tarde de domingo ou na tarde do dia de uma solenidade não é também uma missa vespertina? Ou seja, qualquer missa celebrada à tarde não é uma missa vespertina?

 

“Vespertino” e “vespertina” são adjectivos, isto é palavras que acompanham um substantivo para o qualificar ou determinar. No caso presente, “vespertina” (adjectivo) acompanha “missa” (substantivo), acrescentando-lhe uma coordenada temporal. E que coordenada temporal é essa? Vamos ver.

Vespertino ou vespertina vêm da palavra “véspera”, que pode significar três coisas muito diferentes: a) ou o período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia, isto é, aquele em que o planeta Vénus (outrora considerado uma estrela a que se chamava “Vésper”), se avista à tarde, após o pôr do Sol; b) ou o dia imediatamente anterior a outro dia determinado (quinta-feira é a véspera de sexta-feira); c) ou o tempo ou época anterior a um acontecimento (nas vésperas do Concílio Vaticano II).

O primeiro significado (período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia) está presente na celebração designada por “Missa vespertina da Ceia do Senhor”, a qual corresponde à última Ceia de Jesus, celebrada ao cair da tarde de determinado dia [Ao cair da tarde, Jesus sentou-se à mesa com os Doze (Mt 28, 20)]. Trata-se, como facilmente se percebe, de uma designação que é única, pois o acontecimento para o qual ela remete também foi único: a última Ceia.

O segundo significado (dia imediatamente anterior a outro dia determinado, e, por extensão, tarde do dia imediatamente anterior a outro dia determinado) corresponde ao que dizem, a certo momento, as Normas gerais do ano litúrgico: “A celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente” (n. 3). Como começa? Com a Missa vespertina, que é a Missa celebrada com os textos próprios da Missa do domingo seguinte ou da Solenidade do dia seguinte. Nisto se distingue a “Missa vespertina” da “Missa da vigília”, a qual tem sempre textos próprios, diferentes dos da Missa do dia seguinte.

Convido agora, o nosso consulente, a olhar para o que dizem as Normas gerais do ano litúrgico, e estou certo de que encontrará aí a resposta não só às perguntas que faz, mas também à sua própria argumentação: Penso que muita gente se refere à missa vespertina como à missa que se celebra na véspera de um domingo ou de uma solenidade, mas eu sempre pensei que missa vespertina era aquela que se celebra à hora de vésperas, independentemente da celebração ser na tarde do dia “próprio” ou na tarde do dia precedente. Ilustra esta minha forma de pensar a Missa Vespertina da Ceia do Senhor.

Quanto a esta última frase: Ilustra esta minha forma de pensar a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, já esclareci, mais acima, que a designação Missa vespertina da Ceia do Senhor está ligada ao significado de “vespertina” no sentido de “Vésper”.

Relativamente à sua afirmação: ... mas eu sempre pensei que missa vespertina era aquela que se celebra à hora de vésperas, independentemente da celebração ser na tarde do dia “próprio” ou na tarde do dia precedente, tenho de dizer que não é essa a linguagem das Normas gerais do ano litúrgico. Efectivamente elas afirmam: “A celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente...”. Só a celebração desses dias, com exclusão de todos os outros. É essa a razão pela qual só os domingos e as solenidades têm I Vésperas.

Quanto aos outros dias de semana, as mesmas Normas gerais do ano litúrgico dizem imediatamente antes do texto já citado: “O dia litúrgico começa à meia noite e termina na meia noite seguinte” (n. 3). Esta é a regra que se aplica a todos os dias que não sejam domingos e solenidades. Nenhum deles tem I Vésperas, mesmo que seja dia de festa, excepto quando tal festa é do Senhor e coincide com o domingo.

Um colaborador do SNL
(BPL 137-138)