Agenda litúrgica
DOMINGO III DO TEMPO COMUM
ou Domingo da Palavra de Deus
Verde – Ofício do domingo (Semana III do Saltério). Te Deum.
+ Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical.
L 1 Ne 8, 2-4a. 5-6. 8-10; Sl 18 B (19), 8. 9. 10. 15
L 2 1Cor 12, 12-30 ou 1Cor 12, 12-14. 27
Ev Lc 1, 1-4: 4, 14-21
* Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.
* Domingo da Palavra de Deus.
* Em todas as Dioceses de Portugal – Começa a Semana do Consagrado.
* Na Diocese de Coimbra – Ofertório para o Clero Aposentado e Inválido.
* No Ordinariato Castrense – Ordenação episcopal de D. Sérgio Manuel Ribeiro Dinis, bispo das Forças Armadas e de Segurança.
* Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – Santos Roberto, Alberico e Estêvão, abades fundadores da Ordem – SOLENIDADE
* Na Companhia de Santa Teresa de Jesus – I Vésp. de S. Henrique de Ossó e Cervelhó.
* II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.
Lembrar aos fiéis que, no próximo domingo, o ofertório é para a Universidade Católica.
Calendário
Memória dos santos Timóteo e Tito, bispos, discípulos de São Paulo e seus auxiliares no apostolado, o primeiro presidindo na Igreja de Creta, o segundo na Igreja de Éfeso. São Paulo escreveu-lhes Epístolas, que revelam sábias exortações para a formação dos pastores e dos fiéis da Igreja.Missa
DOMINGO III DO TEMPO COMUM
ou Domingo da Palavra de Deus
Antífona de entrada Cf. Sl 95, 1.6
Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira.
Glória e poder na sua presença,
esplendor e majestade no seu templo.
Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
diri...
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Santo
Martirológio
Viana do Castelo: 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica
O Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo organiza o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2025.
Algarve: Jornada de Pastoral Litúrgica 2025
A diocese do Algarve promove no próximo dia 11 de janeiro, a Jornada de Pastoral Litúrgica sobre o tema “A oração, Alimento para a Esperança”.
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».