Homenagem ao Cónego António Ferreira dos Santos

No próximo 26 de outubro, Domingo, às 12h00, na Ig. Lapa, no Porto, dois coros de pequenos cantores da região do Porto - Pueri Cantores de São Cristóvão de Ovar e o Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz vão juntar-se ao Coro Polifónico da Lapa, para um serviço musical na Missa dominical de homenagem ao Cónego António Ferreira dos Santos, cuja presença está confirmada e é aguardada com grande entusiasmo pelos organizadores e participantes.

A acção, que contará com dezenas de coralistas crianças e adultos, é promovida em parceria pela FPPC - Federação Portuguesa de Pueri Cantores (fund. 2015) e a Irmandade da Lapa (fund. séc. XVIII). Ao grande órgão da Lapa vai estar Daniel Sousa e como maestro vai estar Felípe Veríssimo, mestre-capela da Ig. Lapa.

Na história da importação do movimento de Pueri Cantores internacional para Portugal, o lugar ocupado pelo Cónego António Ferreira dos Santos é de uma enorme relevância e portanto merecedor de uma justa homenagem de gratidão.

No final dos anos 50 do séc. XX, em Lisboa, mais concretamente na Ig. S. Maria de Belém - Mosteiro dos Jerónimos, já tinha havido uma primeira tentativa de implementação do movimento, por iniciativa de Maria do Rosário Rocha e Melo, com a criação de um coro de pequenos cantores dirigido por Celso de Almeida Correia. Este coro, que copiava, inclusive na adopção da vestimenta branca com uma cruz de madeira, o coro francês Petits Chanteurs a la Croix de Bois, primeiro impulsionador do movimento internacional de Pueri Cantores, não viria a completar uma década de funcionamento.

É em 1992 que António Ferreira dos Santos, então já com uma vasta experiência como presidente do Serviço Nacional de Música Sacra e também como versado compositor de música litúrgica, promove em Fátima um grande encontro nacional em que participaram dezenas de coros de pequenos cantores. Para o Centro Pastoral Paulo VI conseguiu mesmo trazer Siegfried Koesler e Wim Buys, respectivamente presidente e secretário da FIPC - Federação Internacional de Pueri Cantores. Se este encontro, que se pretendia constitutivo de uma federação portuguesa, não teve o normal seguimento júridico, reforçou na Igreja em Portugal a convicção dos benefícios da prática coral litúrgica por pequenos cantores; do ponto de vista internacional, apontou os holofotes para o que estava a nascer em Portugal. Desde então, os presidentes da FIPC, sobretudo Josep Maria Torrents (2000-2009) e Mons. Robert Tyrala (2009-2017), mantiveram forte interesse no movimento de Pueri Cantores nascente em Portugal.

A Federação Portuguesa viria a constituir-se juridicamente em Santarém, no ano de 2015, pela iniciativa de quatro coros - Coro Infantil de Eiriz "Amigos de Jesus", Pueri Cantores São Cristóvão de Ovar, Pueri Cantorum Associação Cultural, e Schola Cantorum da Catedral de Santarém-, numa assembleia que contou com a presença de Mons. Robert Tyrala e de Josep Maria Torrents, pela direcção da Federação Internacional, bem como do Pe. Pedro Miranda, pelo Serviço Nacional de Música Sacra.

Actualmente, presidência da Federação Portuguesa está a cargo de David Paccetti Correia, director de música da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, coadjuvado por Johnny Silva, director executivo do Grupo Coral Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz. A capelania está a cargo do Pe. Joaquim Augusto Ganhão, director da Schola Cantorum da Catedral de Santarém.

A Federação Portuguesa de Pueri Cantores, reconhecida pela Conferência Episcopal Portuguesa, é uma filial da Federação Internacional de Pueri Cantores. Presta apoio formativo aos coros seus associados, dá-lhes acesso a congressos internacionais próprios deste movimento e promove encontros nacionais (Fátima 2020; Santarém 2023). O próximo congresso nacional deverá realizar-se no Porto em 2026.

É portanto, com enorme alegria que a FPPC presta no próximo dia 26 Out uma justa homenagem ao Cónego Ferreira dos Santos, homem de Deus com tão relevante papel não apenas na Música Sacra em Portugal e também na alvorada do movimento de Pueri Cantores no nosso país.

2025-10-21 00:00:00