D. José Cordeiro sublinha papel da música na liturgia durante curso em Fátima

Os participantes do 7.º Curso de Música Litúrgica, a decorrer em Fátima, receberam com entusiasmo D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.
Na sua intervenção, o prelado destacou a centralidade da música na vida da Igreja e na vivência da fé. «A música está na demanda da esperança. Nós vivemos o Ano Santo da Esperança. A esperança é necessária à vida e a liturgia é como que o berço da esperança», afirmou, acrescentando que «cantar é próprio de quem ama», citando Santo Agostinho.
D. José Cordeiro frisou que «a beleza da liturgia passa muito pelo canto, pela música» e lembrou que o canto «não é para decorar a celebração, nem para animar a missa, mas é cantar a missa, cantar a liturgia».
O Arcebispo sublinhou igualmente a importância da formação integral dos que servem a liturgia, que deve ser «técnica, pastoral, espiritual e bíblica», para garantir um serviço autêntico ao mistério de Cristo. «Que a liturgia, sendo a parte mais visível da nossa fé em comunidade, continue a ser esse lugar de encontro, de encanto, de beleza, no encontro com Jesus Cristo», sublinhou.
Recordando a relevância de Fátima como referência nacional e internacional, afirmou: «Fátima constitui também este lugar de exemplaridade para a maioria das dioceses em Portugal e em tantos outros lugares do mundo. A reforma litúrgica em Portugal aconteceu a partir daqui, nos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, que vão já na 49.ª edição».
Aos participantes, D. José deixou uma palavra de encorajamento: «Temos muita esperança em vós. Felicito-vos pela coragem de, em tempo de férias, retirarem este tempo para o estudo mais aprofundado. Parabéns, coragem e confiança para este triénio de formação que muito enriquecerá a Igreja, as nossas dioceses e paróquias, e comunidades de língua portuguesa».
O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Música Sacra, reafirma o compromisso da Igreja em Portugal com a formação litúrgica, fortalecendo a dimensão comunitária e missionária da celebração cristã.
2025-08-27 00:00:00