Agenda litúrgica
Segunda-feira da semana I do Tempo Comum
TEMPO COMUM
antes da quaresma
Para o Ofício Divino toma-se o III volume da Liturgia das Horas.
Para a Missa, tomam-se os Lecionários: dominical (Ano C); ferial (Anos ímpares – V).
S. Hilário, bispo e doutor da Igreja – MF
Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória (Semana I do Saltério).
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).
L 1 Heb 1, 1-6; Sl 96 (97), 1 e 2b. 6 e 7c. 9
Ev Mc 1, 14-20
Calendário
Santo Hilário, bispo e doutor da Igreja
Santo Hilário, bispo e doutor da Igreja, que, elevado à sede episcopal de Poitiers, na Aquitânia, região da actual França, defendeu energicamente a fé nicena sobre a Trindade e sobre a divindade de Cristo, no tempo do imperador Constâncio, adepto da heresia ariana, sendo por isso relegado quatro anos para a Frígia. Compôs também célebres comentários sobre os Salmos e sobre o Evangelho de São Mateus.Missa
Antífona de entrada
Sobre um trono elevado vi sentado um homem,
que uma multidão de anjos adora, cantando em coro:
Eis Aquele que reina eternamente.
Oração coleta
Atendei, Senhor, as orações do vosso povo;
dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade
e coragem para a cumprir fielmente....
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Santo
Martirológio
Viana do Castelo: 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica
O Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo organiza o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2025.
Algarve: Jornada de Pastoral Litúrgica 2025
A diocese do Algarve promove no próximo dia 11 de janeiro, a Jornada de Pastoral Litúrgica sobre o tema “A oração, Alimento para a Esperança”.
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».