Santos
São João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja
Nota Histórica
João nasceu em Damasco, na segunda metade do século VII, de uma família cristã. Grande conhecedor da filosofia, entrou no mosteiro de são Sabas, perto de Jerusalém, e foi ordenado presbítero. Escreveu numerosas obras teológicas, sobretudo em defesa do culto das sagradas imagens, e compôs hinos sagrados. É um dos principais representantes da sabedoria teológica do Oriente cristão. Morreu por volta do ano 749 e o seu corpo foi sepultado neste dia.
Missa
Comum dos pastores da Igreja: para um pastor;
ou Comum dos doutores da Igreja.
Oração coleta
Concedei-nos, Senhor,
por intercessão do presbítero são João [Damasceno],
que a verdadeira fé, de que ele foi mestre eminente,
seja sempre a nossa luz e a nossa força.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I 2 Tim 1, 13-14; 2, 1-3
«Guarda a boa doutrina que nos foi confiada,
com o auxílio do Espírito Santo»
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Toma como norma as sãs palavras que me ouviste, segundo a fé e a caridade que temos em Jesus Cristo. Guarda a boa doutrina que nos foi confiada, com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós. Tu, meu filho, fortalece-te com a graça de Cristo Jesus. O que aprendeste de mim, na presença de tantas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que por sua vez o possam ensinar a outros. Suporta os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 18B (19B), 8.9.10.11 (R. cf. Jo 6, 63c)
Refrão: As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida.
A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples.
Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.
O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos.
São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.
EVANGELHO Da féria (ou do Comum)
Liturgia das Horas
Da Exposição de São João Damasceno, presbítero, sobre a fé
(Cap. I: PG 95, 417-419) (Sec. VIII)
Vós me chamastes, Senhor, para servir os vossos discípulos
Vós me formastes, Senhor, do corpo de meu pai; Vós me formastes no ventre de minha mãe; Vós me fizestes sair à luz, menino e nu, porque as leis da natureza seguem sempre os vossos preceitos.
Com a bênção do Espírito Santo preparastes a minha criação e a minha existência, não por vontade do homem, nem por desejo da carne, mas pela vossa graça inefável. Preparastes o meu nascimento com um cuidado superior ao das leis naturais, fizestes-me sair à luz do dia adoptando-me como vosso filho e me contastes entre os filhos da vossa Igreja santa e imaculada.
Vós me alimentastes com o leite espiritual dos vossos divinos ensinamentos. Vós me sustentastes com o vigoroso alimento do Corpo de Cristo, nosso Deus, vosso Filho Unigénito, e me inebriastes com o cálice divino do seu Sangue vivificante, que Ele derramou pela salvação de todo o mundo.
Porque Vós, Senhor, nos amastes e nos destes o vosso único e amado Filho para nossa redenção, que Ele aceitou voluntariamente e livremente; mais ainda, Ele mesmo Se ofereceu em sacrifício como cordeiro inocente, porque sendo Deus Se fez homem e por sua vontade humana Se submeteu, tornando-Se obediente a Vós seu Pai, até à morte e morte de cruz.
E assim, Senhor Jesus Cristo, meu Deus, Vos humilhastes para me levardes aos ombros como ovelha perdida e me apascentastes em verdes pastagens; Vós me alimentastes com as águas da verdadeira doutrina por meio dos vossos pastores, aos quais Vós mesmo alimentais, para que, por sua vez, alimentem a vossa grei, escolhida e nobre.
Agora, Senhor, pela imposição das mãos do vosso sacerdote, Vós me chamastes para servir os vossos discípulos. Não sei por que razão me escolhestes; só Vós o sabeis.
Senhor, tornai mais leve o peso dos meus pecados, com que Vos ofendi tão gravemente; purificai o meu coração e a minha inteligência. Sede para mim como uma lâmpada luminosa que me conduz pelo recto caminho.
Ponde as vossas palavras nos meus lábios; dai-me uma linguagem clara e fácil, mediante a língua de fogo do vosso Espírito, para que a vossa presença sempre me assista.
Apascentai-me, Senhor, e apascentai Vós comigo, para que o meu coração não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; que o vosso Espírito me conduza pelo recto caminho e as minhas obras se realizem segundo a vossa vontade até ao último momento.
E Vós, nobre vértice da mais íntegra pureza, ilustre assembleia da Igreja, que esperais a ajuda de Deus, Vós, em quem Deus habita, recebei das nossas mãos a doutrina da fé, que fortifica a Igreja, tal como no-la transmitiram os nossos pais.