Santos

São Pio de Pietrelcina, presbítero

 

Nota Histórica

Nasceu em Pietrelcina, na região de Benevento, na Itália, no ano de 1887. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, ordenado sacerdote, exerceu o ministério com grande diligência pastoral, especialmente no convento da localidade de São João Rotondo, na região da Apúlia, servindo o povo de Deus com grande espírito de oração e humildade, na direção espiritual dos fiéis, na reconciliação dos penitentes e na dedicação providente pelos enfermos e os pobres. Plenamente configurado com Cristo crucificado, completou a sua peregrinação terrena no dia 23 de Setembro de 1968.

 

Missa

Comum dos pastores da Igreja: para um pastor;
ou Comum dos santos: para os religiosos.



Para um Pastor (1)

Antífona de entrada Cf. Sl 131, 9
Revistam-se de justiça os sacerdotes de Deus,
exultem de alegria os seus fiéis (T. P. Aleluia).


Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
que destes ao presbítero são Pio [de Pietrelcina]
a graça de participar de modo admirável na cruz do vosso Filho
e renovastes pelo seu ministério as maravilhas da vossa misericórdia,
concedei-nos, por sua intercessão,
que, permanecendo sempre associados à paixão de Cristo,
alcancemos a glória da ressurreição.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


Oração sobre as oblatas
Olhai, Senhor, para os dons
que colocamos sobre o vosso altar,
na comemoração de são N.,
e, por estes santos mistérios,
que lhe alcançaram a glória,
concedei-nos o perdão e a paz.
Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da comunhão Cf. Mt 24, 46-47
Feliz o servo que estiver vigilante, quando vier o Senhor:
Ele o fará administrador de todos os seus bens (T. P. Aleluia).

Ou: Cf. Lc 12, 42
Este é o servo fiel e prudente,
que o Senhor pôs à frente da sua família
para dar a seu tempo a cada um a sua medida de trigo (T. P. Aleluia).


Oração depois da comunhão
Nós Vos pedimos, Deus todo-poderoso,
que a participação na mesa celeste,
ao celebrarmos a festividade de são N.,
confirme e aumente em nós o poder da vossa graça,
para que, observando os vossos mandamentos,
conservemos intacto o dom da fé
e sigamos fielmente o caminho da salvação.
Por Cristo nosso Senhor.

 

Liturgia das Horas

Segunda Leitura
Dos escritos de são Pio de Pietrelcina, presbítero
(Edição 1994: II, 87-90, n. 8) Sec. XX)

Pedras do edifício eterno

Mediante assíduos golpes de cinzel salutífero e cuidadoso polimento, o divino Artífice prepara as pedras para construir um edifício eterno, como a nossa Mãe benigna, a santa Igreja Católica, canta no hino do ofício da dedicação de uma igreja. E assim é verdadeiramente.
Toda a alma destinada à glória eterna pode ser perfeitamente considerada uma pedra escolhida para levantar o edifício eterno. Ao construtor que pretende erigir uma edificação convém-lhe, antes de tudo, polir o melhor possível as pedras que vai utilizar na construção. E consegue fazê-lo com golpes de martelo e cinzel. Do mesmo modo o Pai celeste atua nas almas escolhidas, que, desde toda a eternidade, com suma sabedoria e providência, foram destinadas para a construção de um edifício eterno.
Assim a alma que quer reinar com Cristo na glória eterna é polida com golpes de martelo e cinzel, que o Artífice divino utiliza para preparar as pedras, isto é, as almas escolhidas. Que são estes golpes de martelo e cizel? Minha irmã, são as obscuridades, os temores, as tentações, as perturbações de espírito e os temores espirituais, que têm um certo sentimento de enfermidade e moléstias do corpo.
Dai graças à infinita piedade do Pai eterno, que deste modo conduz a vossa alma à salvação. Porque não havemos de nos alegrar com estas circunstâncias benévolas do melhor de todos os pais? Abri o coração ao médico celeste das almas e entregai-vos com toda a confiança aos seus santíssimos braços: como aos eleitos, Ele vos conduz para seguir de perto a Jesus no monte Calvário. Com alegria e profunda emoção observo como a graça atua em vós.
Não duvideis que o Senhor ordenou todas as coisas que se passam nas vossas almas. Não temais enfrentar o mal ou a irreverência para com Deus. Basta-vos saber que em toda a vossa vida nunca ofendestes o Senhor, mas, pelo contrário, O honrastes sempre cada vez mais.
Se este benigníssimo Esposo da vossa alma se oculta, não o faz, como pensais, para querer vingar-Se da vossa maldade, mas porque continua a pôr à prova a vossa fidelidade e constância e, além disso, vos cura de algumas enfermidades não reconhecidas aos vossos olhos carnais, isto é, aquelas enfermidades e culpas das quais nem o justo está imune. A sagrada Escritura assim o diz: O justo cai sete vezes.
Acreditai que, se não vos visse tão aflitos, me alegraria menos, porque entenderia que o Senhor vos queria dar menos pedras preciosas ... Afastai, como tentações, as dúvidas que vos assaltam ... Afastai também as dúvidas que afetam a vossa forma de vida, quer dizer, quando não escutais os chamamentos divinos e resistis aos doces convites do Esposo. Todas estas coisas não procedem do bom espírito mas do mau. Trata-se de artes diabólicas que intentam afastar-vos da perfeição, ou, ao menos, dificultar o caminho para ela. Não desanimeis.
Quando Jesus Se manifesta, dai-Lhe graças; se Se oculta, dai-Lhe graças: são sempre delícias do seu amor. Desejo que entregueis o espírito com Jesus na cruz e com Jesus exclameis: Tudo está consumado.

Responsório Ef 2, 21-22
R. Em Cristo, todo o edifício cresce bem ajustado * Para formar um templo santo do Senhor.
V. Com Ele vos tornais, no Espírito Santo, morada de Deus. * Para formar um templo santo do Senhor.

Oração
Deus todo-poderoso e eterno, que destes ao presbítero são Pio a graça de participar de modo admirável na cruz do vosso Filho e renovastes pelo seu ministério as maravilhas da vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que, permanecendo sempre associados à paixão de Cristo, alcancemos a glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.