Santos

São Caetano, presbítero

 

Nota Histórica

Caetano de Thiene nasceu em Vicenza, no ano 1480. Estudou Direito, em Pádua, e, depois de ter sido ordenado presbítero, fundou, em Roma, a Congregação de Clérigos Regrantes, chamados teatinos, com o fim de promover o apostolado. Propagou‑a no território de Veneza e no reino de Ná­poles. Distinguiu‑se pela sua vida de oração e pela prática da caridade. Morreu em Nápoles, na Campânia, região da Itália, no ano 1547.

Comum dos pastores da Igreja: para um pastor;
ou Comum dos santos: para os religiosos.

 

Missa

Oração coleta

Senhor nosso Deus, que destes ao presbítero são Caetano
a graça de imitar a forma de vida apostólica,
concedei-nos que, mediante a sua intercessão e exemplo,
ponhamos sempre em Vós a nossa confiança
e busquemos, sem desfalecer, o vosso reino.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.

 

Liturgia das Horas

Das cartas de São Caetano, presbítero

(Epist. ad Elisabeth Porto: Studi e Testi 177,
Città del Vaticano 1954, pp. 50-51) (Sec. XVI)

Cristo habite pela fé em vossos corações

Eu sou um pecador e tenho pouca confiança em mim, mas recorro aos melhores servos do Senhor, para que orem por ti a Cristo bendito e a sua Mãe. Mas não te esqueças de que os santos não te podem tornar tão querida de Cristo como tu própria o podes fazer: isso pertence te a ti; e se queres que Cristo te ame e te auxilie, ama O tu a Ele mesmo e orienta a tua vontade de modo a agradar Lhe sempre. E não tenhas dúvidas de que, ainda que todos os santos e todas as criaturas te abandonem, Ele estará sempre pronto para te socorrer nas tuas necessidades.
Lembra te bem de que somos peregrinos na terra: a nossa pátria é o Céu; aquele que se envaidece afasta se do caminho e corre para a morte. Enquanto vivemos neste mundo, devemos garantir a vida eterna. Todavia nós sozinhos não a podemos alcançar: de facto, foi por causa dos nossos pecados que a perdemos e foi por Jesus Cristo que a recuperámos. Por isso, é nosso dever dar Lhe graças continuamente, amá l’O, obedecer Lhe e fazer tudo o que nos for possível para estar sempre com Ele.
Ele deu Se a nós como alimento. Triste de quem desconhece tão grande dom. É nos oferecido Jesus Cristo, Filho da Virgem Maria, e por vezes não O queremos aceitar. Ai daquele que não se prepara diligentemente para O receber! Minha filha, o bem que desejo para mim, peço o também para ti; mas para o alcançar não há outro caminho senão pedir muitas vezes à Virgem Maria que te visite juntamente com o seu excelso Filho. Mais ainda: pede Lhe que te dê o seu Filho, que é o verdadeiro alimento da alma no Santíssimo Sacramento do altar. Ela t’O dará de boa vontade; e Ele, de melhor vontade ainda, virá para te fortalecer, a fim de que possas avançar com segurança nesta floresta escura, onde há muitos inimigos que nos armam ciladas, mas que se mantêm a distância se nos vêem defendidos com semelhantes auxílios.
Minha filha, não recebas a Jesus Cristo com intenção de O sujeitar aos teus critérios; ao contrário, dá te a Ele que é o teu Deus e o teu Salvador, para que te receba e faça de ti e em ti tudo o que Lhe agradar. Isto é o que desejo e é isto o que te peço e recomendo.