Curso de Arquitetura e Artes para a Liturgia

O Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma, abriu um curso vocacionado para arquitetos, designers e outros profissionais da área das artes. “As belas artes, e muito especialmente a arte religiosa tendem por natureza a exprimir de algum modo nas obras humanas a infinita beleza de Deus, e tanto mais estão orientadas para o seu louvor e a sua glória quanto mais longe estão de todo o propósito que não seja contribuir o mais possível com as suas obras para orientar religiosamente os homens para Deus”. (cf. SC 122)

A especialização, cuja coordernação é da responsabilidade o professor Giuseppe Midili (ocarm), oferece uma introdução aos temas litúrgicos e orienta os participantes para a compreensão exata da base teológica da qual surgem as coordenadas da arquitetura e da arte sacra, dedicando particular cuidado à dimensão bíblica, eclesiológica e sacramental.

A formação conta com a intervenção de especialistas de renome nestas áreas, como M. Rupnik, M. Valdinoci, entre outros. Integra a comitiva de peritos dois bispos portugueses: D. Carlos Azevedo, que abordará o tema “Critérios eclesiais para a construção de um espaço litúrgico” a 22 de outubro de 2020 e D. José Cordeiro, cuja conferência ocorrerá a 14 de janeiro de 2021 com o tema “Entre ambão e estante: a re-compreensão da Liturgia da Palavra”.

Poderá obter mais informações sobre a pós-gradução em: https://www.anselmianum.com/programmi/architettura-e-arti-per-la-liturgia/

2020-09-24 00:00:00