Liturgia diária

Agenda litúrgica

2020-02-03

SEGUNDA-FEIRA da semana IV

S. Brás, bispo e mártir – MF
S. Anscário, bispo – MF
Verde, verm. ou br. – Ofício da féria ou da memória
(Semana IV do Saltério).
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

L 1 2 Sam 15, 13-14. 30: 16, 5-13a; Sal 3, 2-3. 4-5. 6-7
Ev Mc 5, 1-20

* Na Diocese de Viana do Castelo – S. Brás, bispo e mártir – MO
* Na Ordem Agostiniana – B. Estêvão Bellesini, presbítero – MO
* Na Ordem Beneditina – S. Anscário – MF; S. Brás – MF
* Na Ordem de Cister – S. Anscário, bispo – MF
* Na Congregação da Apresentação de Maria – B. Maria Rivier, Fundador da Congregação – FESTA
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Josefina Nicola, virgem – MO

 

 

Santo

São Brás, bispo e mártir

 

Santo Óscar, bispo

 

 

Martirológio

São Brás, bispo e mártir, que padeceu pela fé cristã em Sebaste, na antiga Arménia, hoje Sivas, na Turquia, sob o mandato do imperador Licínio.

Santo Óscar (ou Anscário), bispo de Hamburgo e depois também de Bremen, na Saxónia, actualmente na Alemanha, que, tendo sido monge de Corbie, foi legado do papa Gregório IV nas missões de toda a Escandinávia; anunciou o Evangelho a multidões de pessoas e estabeleceu a Igreja de Cristo na Dinamarca e na Suécia, superando com grande fortaleza de ânimo numerosas dificuldades, até que, em Bremen, descansou dos seus trabalhos.

 

3.   Em Jerusalém, a comemoração dos santos Simeão, ancião justo e piedoso, e Ana, viúva e profetiza, que no dia em que o Menino Jesus foi levado ao templo para ser apresentado segundo o costume da lei de Moisés, O mereceram saudar como o Messias e Salvador, esperança e redenção de Israel.

4.   Em Cartago, na hodierna Tunísia, São Celerino, leitor e mártir, que, atribulado no cárcere com açoites e cadeias e outros tormentos, professou invencivelmente a fé em Cristo, seguindo o exemplo da sua avó Celerina já anteriormente coroada com o martírio, do seu tio paterno Lourenço e de seu tio materno Inácio, os quais, tendo sido antes soldados no exército, se tornaram soldados do verdadeiro Deus e, com a sua gloriosa paixão, alcançaram as palmas e coroas do Senhor.

5*.   Em Poitiers, na Aquitânia, hoje na França, São Leónio, presbítero, que, segundo a tradição, foi discípulo de Santo Hilário.

6.   Em Gap, cidade da Provença, actualmente na França, os santos Terídio e Remédio, bispos.

7.   Em Lião, na Gália Lionense, também na actual França, São Lupicino, bispo, no tempo da perseguição desencadeada pelos Vândalos.

8*.   No mosteiro de Celles, no Hainault, na actual Bélgica, Santo Adelino, presbítero e abade.

9*.   Em Chester, Mércia, região da Inglaterra, Santa Vereburga, abadessa de Ely, que fundou muitas casas de vida religiosa.

10*.   Em Meerbecke, no Brabante, hoje na Bélgica, Santa Berlinda, virgem, que nesta cidade se consagrou à vida religiosa de pobreza e caridade.

11*.   No mosteiro cisterciense de Froidmont, no território de Beauvais, na França, a comemoração do Beato Helinando, monge, que era um célebre trovador e se entregou depois à vida humilde e oculta no claustro.

12*.   Em Londres, na Inglaterra, o Beato João Nélson, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, por ter negado o poder supremo de Isabel I nas questões espirituais, foi condenado à pena capital e morreu enforcado na praça de Tyburn.

13*.   Em Lyon, na França, Santa Maria de Santo Inácio (Cláudina Thévenet), virgem, que, movida pelo ardor da caridade e fortaleza de ânimo, fundou a Congregação das Irmãs de Jesus e Maria, destinada à formação cristã das jovens, sobretudo das mais pobres.

14*.   Em Bourg-Saint-Andéol, no território de Viviers, na França, a Beata Maria Ana Rivier, virgem, que, durante a Revolução Francesa, quando tinham sido extintas todas as Ordens e Congregações religiosas, fundou a Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria para instruir na fé o povo cristão.

15*.   Na povoação de Steyl, na Holanda, a Beata Maria Helena Stollenwerk, virgem, que colaborou com Santo Arnaldo Janssen na fundação da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e, depois de ter deixado a função de superiora, se entregou com grande fervor de alma à adoração perpétua.

16♦.   Em Dachau, perto de Munique, na Alemanha, o Beato Aloísio Andritzki, presbítero e mártir, assassinado durante o domínio de um regime hostil a Deus e à dignidade humana.