Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

relíquias

 

Chama-se «relíquia» ao que resta de uma pessoa ou de uma coisa: do latim, relinquere, relicta, reliquiæ. Aplicou-se sobretudo aos restos mortais de um mártir, e, depois, de um santo, mesmo não sendo mártir. Por extensão, também se chamam relíquias a outros objectos que pertenceram ao santo, como as suas vestes.
A respeitosa recordação dos defuntos, difusa em todos os níveis familiares e culturais, tem desde sempre para a comunidade cristã especial relevo, quando se trata dos mártires e dos Santos. Bem depressa se estabeleceu a relação da morte dos mártires com a de Cristo, e com a Eucaristia, sacramento desta morte. Portanto, quando se construía uma igreja, já no século IV, se procurou ou construir o altar sobre a túmulo do mártir ou, pelo menos, sobre alguma das suas relíquias. Ao longo da Idade Média desenvolveu-se muito a veneração das relíquias dos Santos e estas começaram a ser colocadas em cima do próprio altar.
O Ritual da Dedicação da Igreja e do Altar afirma que é oportuno conservar a tradição da Liturgia Romana de colocar relíquias de mártires ou de outros santos debaixo do altar. Mas devem ser relíquias insignes pelo seu tamanho, não partículas pequenas; deve constar a sua autenticidade – «é preferível que o altar seja dedicado sem relíquias, a que se coloquem debaixo dele relíquias duvidosas» (Ritual da Dedicação 5b); há que colocá-las debaixo, não sobre o altar. «Toda a dignidade do altar está no facto de ele ser a mesa do Senhor. Não são, portanto, os corpos dos Mártires que honram o altar, mas é antes o altar que honra o sepulcro dos mártires. Vem, por isso, a propósito erguer altares sobre os sepulcros dos Mártires ou colocar as suas relíquias debaixo do altar, para honrar os seus corpos e ainda para significar que o sacrifício dos membros tira o seu princípio do sacrifício da Cabeça, e assim “venham vítimas triunfais tomar lugar onde Cristo é a vítima. Mas Ele, sobre o altar, Ele que padeceu por todos; aqueles, debaixo do altar, pois foram redimidos pela sua Paixão” [Santo Ambrósio]. Esta maneira de dispor as coisas parece de algum modo retomar a visão espiritual do Apóstolo João no Apocalipse (6,9): “Vi sob o altar as almas dos que haviam sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que tinham dado”» (EDREL 1671).
Ao recipiente, de formatos diversos, onde se guardam as relíquias e se expõem ao culto público, que se requer digno e feito de materiais nobres, dá-se o nome de *relicário.

--> Altar. Santos.