Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

Missa

 

Do latim, mittere (enviar, despedir), a palavra «missa», com o tem¬po, converteu-se no nome dado à celebração que, nos primeiros tempos, se tinha chamado «Fracção do Pão», «Ceia do Senhor», e a que, agora, chamamos «Eucaristia». Os orientais dão-lhe o nome de «Liturgia».
O termo, provavelmente, teve a sua origem na despedida que se fazia dos catecúmenos (missa catecumenorum), depois da liturgia da Palavra e, no final, na despedida dos fiéis («Ite, missa est»). Mas, a partir do século IV, a pouco e pouco, passou a chamar-se «missa», não à despedida, mas a tudo o que a precedia («missa dos catecúmenos»). E, a partir do século VI, definitivamente, deu-se o nome de «missa» a toda a celebração.
Outra etimologia poderia estar relacionada com a oferenda, o «envio» (mittere) a Deus, da oblação do sacrifício eucarístico. Assim, a frase mais expressiva não seria «fit missa» (fez-se a despedida), mas «missa acta est» (fez-se a oblação). A «missa» seria assim, sobretudo, a segunda parte, enquanto que a primeira seria, como se chamou, «antemissa». Santo Isidoro, nas suas Etimologias (6,19), explica o nome a partir da despedida dos catecúmenos, precisamente ao começar a liturgia eucarística, na qual oferecemos a Deus o sacrifício. «Missa» seria a oferenda eucarística, uma tradução popular da «proforá» grega.
Na liturgia hispânica, chamava-se «missa» a várias realidades: à monição com que o presidente no ofertório introduz o rito de Comunhão com a Igreja (agora chama-se «oratio admonitionis»); também a um conjunto de textos eucológicos: assim, uma «missa» no ofício divino são, por exemplo, três salmos com as suas antífonas e orações sálmicas; e, finalmente, a toda a celebração eucarística.
O Catecismo prefere a etimologia do envio: a celebração eucarística chama-se «Santa Missa, porque a liturgia em que se realiza o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis («missio»), para que vão cumprir a vontade de Deus na sua vida quotidiana» (CIC 1332). Mas esta significação não parece estar muito provada na história dos documentos.
Actualmente, continua-se a chamar Missa a toda a celebração, não tanto
nas orações e textos, mas nas rubricas e títulos: assim fala-se da Missa solene, Missa da comunidade, Missa ritual, Missa votiva, Missa exequial, Mis-
sa estacional, Missas com crianças, Missa crismal, «Ordo missæ», etc. No entanto, é preferível o nome Eucaristia.

--> Despedida. Eucaristia.