A maior e mais profunda gratidão ao Padre José de Leão Cordeiro pelo inestimável contributo dado à inteligência da Sagrada Liturgia e ao estudo da Ciência litúrgica com a publicação da segunda edição revista e aumentada da Antologia Litúrgica de alguns textos litúrgicos, patrísticos e canónicos do Primeiro Milénio. Esta obra é de um enorme alcance para todos os que estudam teologia e que reconhecem a Liturgia como a teologia celebrada.


Dou graças a Deus pelo dom, pela vida e pelo ministério do Padre Leão Cordeiro. A sua obra é expressão de um verdadeiro Mistagogo que nos inicia ao Mistério de Cristo na celebração litúrgica do mesmo e único Jesus Cristo, o Mistério de todos os Mistérios.


As preciosas publicações, além da Antologia, como o Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica, as Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia, o Livro do Acólito e tantas e incontáveis colaborações com o Secretariado Nacional de Liturgia, tornam o Padre Cordeiro num grande obreiro da Reforma Litúrgica em língua portuguesa em ordem à Pastoral e à Espiritualidade litúrgicas indispensáveis na acção evangelizadora da Igreja.


É bom e justo louvar a Deus por este trabalho de voltar às fontes para redescobrir a primeira e necessária Fonte que nasce da Páscoa.

 

+ José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança-Miranda
Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade