Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

Introdução

 

Não é empresa simples a de oferecer um Dicionário elementar.
Supõe conseguir uma síntese razoável sobre muitos termos e conceitos, neste caso, referentes à celebração litúrgica cristã. Uma síntese que não seja demasiado técnica nem longa e, ao mesmo tempo, ofereça os dados que mais podem interessar, sobre os aspectos históricos, teológicos e pastorais das realidades contidas em cada termo.


Não pretende ser, evidentemente, um manual para os docentes, nem um tratado teológico ou de pastoral sobre a Liturgia, mas, somente, uma apresentação elementar e «saborosa» sobre cada um dos termos que me pareceram representativos do universo da Liturgia, e para que os leitores possam adquirir um conhecimento «mediano» dos mesmos, sem demasiada erudição histórica, e sem as pretensões de um tratado exaustivo da matéria. Teria podido conduzir a reflexão noutras direcções: os nomes de pessoas, lugares ou documentos que tiveram especial significado na história da Liturgia; a ordenação sistemática dos grandes princípios ou dimensões desta realidade; a história ordenada, a teologia completa, a perspectiva ecuménica, as orientações mais detalhadas de pastoral… O que o leitor aqui encontrará é um trabalho intermédio.


O facto deste Dicionário elementar ter sido escrito por um só autor tem algumas vantagens e também desvantagens. Vantagens, porque, provavelmente, se assegura mais uma certa uniformidade e consistência interior; desvantagens, porque a reflexão de diversos autores teria sido certamente mais rica, embora mais difícil de coordenar.


Depois de ter iniciado, na revista Oração das Horas (hoje, Liturgia e Espiritualidade), do Centro de Pastoral Litúrgica de Barcelona, dirigida por P. Farnés, a publicação deste Dicionário, que se foi reproduzindo também no México e traduzido nos Estados Unidos, decidi acelerar o ritmo da sua realização e editá-lo em forma de livro, com a esperança de que pudesse servir aqueles que, não tendo acesso a fontes mais completas, pudessem dispor aqui de um instrumento, embora elementar, que respondesse aos seus interesses no campo da Liturgia.


Anotei para os termos mais importantes a lista de outros mais relacionados, a fim de completar a sua visão. No final, acrescentei uma bibliografia elementar. Não pretende ser uma bibliografia exaustiva, mas um incentivo para os leitores interessados em ampliarem os seus estudos, a partir desses títulos mais acessíveis.


Ofereço este pequeno Dicionário, certamente com humildade, porque estou consciente que não é um instrumento perfeito mas, ao mesmo tempo, com a intenção de que possa ser de utilidade tanto para os pastores como para todos os cristãos, que somos convidados a celebrar a Liturgia, e que, certamente, o fazemos com maior fruto, quando conhecemos medianamente o sentido e as conotações das palavras e das realidades que tratamos.

O AUTOR