Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

cemitério

 

Cemitério vem do latim, cometerium, que, por sua vez, deriva do grego, koimeterion, do verbo koimao (dormir, descansar). É o lugar onde a comunidade cristã deposita os seus mortos, que assim repousam ou descansam na espera da ressurreição final.
Os cristãos dos primeiros séculos enterravam os seus defuntos nas necrópolis comuns, mas, a partir do século III, foram adquirindo para esse efeito terrenos próprios e construíram galerias subterrâneas chamadas «catacumbas». Mais tarde, enterravam-se
os mortos em terrenos próximos das ¬igrejas ou dentro delas.
O cemitério, chamado também «cam¬po santo», com os seus monumentos, mausoléus, panteões ou túmulos mais simples, ambientados pelos típicos ciprestes que apontam para o céu, é um dos espaços que mais carinhosamente apelam à memória religiosa dos cristãos, que costumam visitá-los, sobretudo, por ocasião da festa de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos, em 1 e 2 de Novembro.
O Cerimonial das Bênçãos (edição portuguesa de 1991) oferece, nos nn. 1115-1136, as orações e os cânticos para a Bênção de um cemitério. A Igreja quer que estes lugares recebam a bênção e neles seja erigida a cruz, «sinal de esperança e de ressurreição para todos os homens» (n. 1115). O cemitério é um «lugar de dormição» em que «descansam os corpos dos irmãos defuntos, de modo que esperando com amor a sua vinda, sejamos por Ele recebidos na santa ressurreição» (n. 1121). Pela força da bênção quer-se que «este cemitério se converta em lugar de repouso e de esperança» (n. 1129). E não só para os cristãos. «Os cristãos sepultam e honram, nos cemitérios, não só os corpos dos seus irmãos na fé, mas também daqueles que participam da mesma natureza humana, porque a todos redimiu Cristo na cruz» (n. 1115).
No Ritual das Exéquias descreve-se a procissão, que leva o defunto da igreja para o cemitério, cantando o Salmo 117, um dos mais pascais, assim como os textos para a celebração das exéquias, quando decorrem no próprio cemitério, entre a capela e o sepulcro.

--> Enterro. Exéquias.