Dicionário elementar de liturgia
José Aldazábal
véu
É um lenço ou pano que serve para cobrir ou para envolver algo que se considera digno do maior respeito.
O Véu de ombros (ou umeral), por exemplo, aposto ao sacerdote que leva a custódia ou a píxide com o Santíssimo.
Também se cobria com um véu a ¬píxide e o sacrário, ou o cálice, quan¬do se levava da sacristia para a credência. Sempre que se entenda oportuno, continuam a cobrir-se as cruzes e as imagens dos Santos, nos últimos dias da Quaresma, antigo «tempo da Paixão». Podem cobrir-se, igualmente, os vasos sagrados sobre a credência, antes do ofertório e depois da Comunhão.
Outros usos significativos são o da imposição do véu nupcial, que se faz em algumas regiões, além da entrega das alianças e outros sinais. Seguindo a recomendação de Paulo, em 1Cor 11,2-6.16, cujas razões ainda hoje se desconhecem, e que agora caiu em desuso, também as mulheres se cobriam com o véu ou mantilha, quando iam à igreja.
Em algumas famílias religiosas, juntamente com outros símbolos (coroa, aliança, vela), e seguindo costumes culturais e tradições comunitárias, realiza-se a «velatio» ou imposição do véu, enquanto a superiora diz: «recebe este véu, sinal da tua consagração a Cristo, o Senhor, e da tua dedicação ao serviço da Igreja».