Santos
São Jerónimo, presbítero e doutor da Igreja
Nota Histórica
Memória
Jerónimo nasceu em Estridon, na Dalmácia, atual Croácia, por volta do ano 340. Estudou em Roma e aí foi batizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado presbítero. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Consciente de que a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo, dedicou-se à tradução da Bíblia a partir dos textos originais e à revisão da antiga versão latina. Os textos por ele elaborados (Vulgata) entraram no uso litúrgico da Igreja latina. Promoveu a vida monástica. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém, no ano 420.
Missa
Antífona de entrada Cf. Sl 1, 2-3
Feliz o homem que dia e noite medita na lei do Senhor,
porque dará fruto a seu tempo.
Oração coleta
Senhor nosso Deus,
que destes ao presbítero são Jerónimo
o dom de saborear a Sagrada Escritura,
fazei que o vosso povo
se alimente cada vez mais com a vossa palavra
e nela encontre a fonte da vida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I 2 Tim 3, 14-17
«Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar»
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justiça. Assim o homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 9 e 10.11 e 12.13 e 14 (R.12b)
Refrão: Ensinai-me, Senhor,
o caminho dos vossos mandamentos.
Como há de o jovem manter puro o seu caminho?
Guardando as vossas palavras.
De todo o coração Vos procuro,
não me deixeis afastar dos vossos mandamentos.
Conservo a vossa palavra dentro do coração,
para não pecar contra Vós.
Bendito sejais, Senhor,
ensinai-me os vossos decretos.
Enuncio com os meus lábios
todos os juízos da vossa boca.
Sinto mais alegria em seguir as vossas ordens
do que em todas as riquezas.
EVANGELHO Da féria (ou do Comum)
Oração sobre as oblatas
Concedei-nos, Senhor,
que, a exemplo de são Jerónimo,
depois de termos meditado na vossa palavra,
nos aproximemos dignamente do vosso altar
para Vos oferecer o sacrifício da salvação.
Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da comunhão Cf. Jr 15, 16
Alimentei-me com a vossa palavra e o meu coração exultou de alegria,
porque sobre mim foi invocado o vosso nome, Senhor Deus do universo.
Oração depois da comunhão
O alimento que recebemos, Senhor,
desperte os corações dos vossos fiéis,
alegres pela celebração de são Jerónimo,
para que, meditando sempre na Sagrada Escritura,
vejam o caminho a seguir
e, seguindo-o, alcancem a vida eterna.
Por Cristo nosso Senhor.
Liturgia das Horas
Do Prólogo ao Comentário de São Jerónimo, presbítero,
sobre o Livro do Profeta Isaías
(Nn. 1.2: CCL 73, 1-3) (Sec. V)
Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo
Cumpro o meu dever, obedecendo aos preceitos de Cristo, que diz: Examinai as Escrituras, e: Procurai e encontrareis, para que não tenha de ouvir o que foi dito aos judeus: Estais enganados, porque não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus. Se, de facto, como diz o apóstolo Paulo, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, aquele que não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem a sua sabedoria. Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo.
Por isso quero imitar o pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e antigas, e também a esposa que diz no Cântico dos Cânticos: Guardei para ti, meu amado, frutos novos e antigos. Assim comentarei o livro de Isaías, apresentando o não apenas como profeta, mas também como evangelista e apóstolo. Ele próprio diz, referindo se a si e aos outros evangelistas: Como são belos, sobre os montes, os pés dos que anunciam boas novas, dos que anunciam a paz. E Deus fala lhe como a um apóstolo: A quem hei de enviar? Quem irá ter com este povo? E ele respondeu: Eis me aqui, enviai me.
Ninguém julgue que eu desejo explicar de modo completo, em tão poucas palavras, o conteúdo deste livro da Escritura, que abrange todos os mistérios do Senhor. Efectivamente, no livro de Isaías o Senhor é preanunciado como o Emanuel que nasceu da Virgem, como autor de prodígios e milagres, como morto, sepultado e ressuscitado de entre os mortos e como Salvador de todos os povos. Que dizer da sua doutrina sobre física, ética e lógica? Este livro é como um compêndio de todas as Escrituras e contém em si tudo o que a língua humana pode exprimir e a inteligência dos mortais pode compreender. Da profundidade dos seus mistérios dá testemunho o próprio autor quando escreve: Para vós toda a visão será como as palavras de um livro selado. Se se dá a quem sabe ler, dizendo: «Lê o por favor», ele responde: «Não posso, porque está selado». E se se dá a quem não sabe ler, dizendo: «Lê o por favor», ele responde: «Não sei ler».
E se parece débil a alguém esta reflexão, oiça o que diz o Apóstolo: As aspirações dos profetas sejam submetidas aos profetas, de modo que tenham possibilidade de falar ou de se calar. Portanto, os Profetas compreendiam o que diziam e por isso todas as suas palavras estão cheias de sabedoria e de sentido. Aos seus ouvidos não chegavam apenas as vibrações da voz; Deus falava ao seu espírito, como diz outro profeta: O Anjo falava em mim; e também: Clama nos nossos corações: Abba, Pai; e ainda: Escutarei o que diz o Senhor.