Agenda litúrgica
Quinta-feira da semana II
Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).
L 1 Heb 7, 25 – 8, 6; Sl 39 (40), 7-8a. 8b-9. 10. 17
Ev Mc 3, 7-12
* Na Arquidiocese de Évora – S. Ildefonso de Toledo, bispo – MF
* Na Ordem Agostiniana – B. Josefa Maria de Benigánim, virgem – MO
* 6.º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos.
* Na Ordem da Visitação de Santa Maria – I Vésp. de S. Francisco de Sales.
Calendário
1. Em Cesareia da Mauritânia, hoje Cherchell, na Argélia, os santos mártires Severiano e Áquila, cônjuges, que morreram queimados no fogo.Missa
Antífona de entrada Sl 65, 4
Toda a terra Vos adore, Senhor,
e entoe hinos ao vosso nome, ó Altíssimo.
Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
que governais o céu e a terra,
escutai misericordiosamente as súplicas do vosso povo
e concedei a paz aos nossos dias.
Por nosso Senhor...
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Martirológio
Viana do Castelo: 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica
O Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo organiza o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2025.
Algarve: Jornada de Pastoral Litúrgica 2025
A diocese do Algarve promove no próximo dia 11 de janeiro, a Jornada de Pastoral Litúrgica sobre o tema “A oração, Alimento para a Esperança”.
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».