Agenda litúrgica
DOMINGO II DO TEMPO COMUM
Verde – Ofício do domingo (Semana II do Saltério). Te Deum.
+ Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical.
L 1 Is 62, 1-5; Sl 95 (96), 1-2a. 2b-3. 7-8a. 9-10ac
L 2 1Cor 12, 4-11
Ev Jo 2, 1-11
* Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.
* 2.º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos.
* Na Diocese de Lamego – I Vésp. de S. Sebastião.
* II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.
Calendário
1. Em Esmirna, hoje Izmir, na Turquia, a paixão de São Germânico, mártir de Filadélfia, que, no tempo dos imperadores Marco Antonino e Lúcio Aurélio, foi discípulo de São Policarpo, a quem precedeu no martírio: condenado pelo juiz ainda na flor da idade juvenil, superou pela graça de Deus o medo da sua fragilidade corporal e provocou espontaneamente a fera para ele preparada.Missa
Antífona de entrada Sl 65, 4
Toda a terra Vos adore, Senhor,
e entoe hinos ao vosso nome, ó Altíssimo.
Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
que governais o céu e a terra,
escutai misericordiosamente as súplicas do vosso povo
e concedei a paz aos nossos dias.
Por nosso Senhor...
Continuar a ler
Martirológio
Viana do Castelo: 47º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica
O Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo organiza o 47.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2025.
Algarve: Jornada de Pastoral Litúrgica 2025
A diocese do Algarve promove no próximo dia 11 de janeiro, a Jornada de Pastoral Litúrgica sobre o tema “A oração, Alimento para a Esperança”.
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».