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A Liturgia é a grande escola de oração da Igreja; por isso se considerou oportuno introduzir e desenvolver o uso das línguas vivas ..., a fim de que cada um possa escutar e proclamar na própria língua as maravilhas de Deus; obedeceu ao mesmo intuito o aumento do número dos Prefácios e das Orações Eucarísticas, que enriquecem o tesouro da oração e a inteligência dos mistérios de Cristo (São João Paulo II, Vicesimus quintus annus, n. 10: 4-12-1988).

A liturgia eucarística é a escola de oração cristã por excelência para a comunidade. Deste centro que é a Missa, irradiam numerosos caminhos de salutar pedagogia do espírito. Dentre eles, sobressai a adoração do Santíssimo Sacramento, que é o prolongamento natural da celebração (São João Paulo II, Carta aos Sacerdotes: 14-03-1999).

Grupos de oração e até «escolas de oração» são hoje um dos sinais e um dos estímulos da renovação da oração na Igreja, na condição de irem beber às fontes autênticas da oração cristã. A preocupação com a comunhão é sinal da verdadeira oração na Igreja (Catecismo da Igreja Católica, 2689).

A questão fundamental é, portanto, esta: como recuperar a capacidade de viver em plenitude a ação litúrgica? Tal era o objetivo da reforma do Concílio. O desafio é muito exigente porque o homem moderno ... perdeu a capacidade de se confrontar com o agir simbólico que é uma característica essencial do ato litúrgico (Papa Francisco, Desiderio desideravi, 27).

A Liturgia não diz respeito ao “conhecimento” e a sua finalidade não é primariamente pedagógica ... , mas é o louvor, a ação de graças pela Páscoa do Filho, cuja força de salvação alcança a nossa vida. A celebração diz respeito à realidade do nosso ser dóceis à ação do Espírito que nela opera, até que Cristo seja formado em nós. A plenitude da nossa formação é a conformação a Cristo. Repito: não se trata de um processo mental, abstrato, mas de chegar a ser Ele. É esta a finalidade para a qual foi dado o Espírito, cuja ação é sempre e só a de fazer o Corpo de Cristo (Papa Francisco, Desiderio desideravi, 41).