Orientações para acólitos e/ou sacristães
A retomada gradual celebrações litúrgicas comunitárias requer que os acólitos e sacristães tenham especial cuidado com as regras de não propagação do vírus (Covid-19). Assim, a partir das orientações publicadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Serviço Nacional de Acólitos (SNA) pretende particularizar algumas delas, com exemplos e situações concretas para os acólitos e/ou sacristães.
Para o cumprimento das orientações abaixo referidas, é necessário a devida adaptação às condições da igreja e do espaço sagrado, bem como a situação concreta de cada grupo de acólitos e comunidades.
Salienta-se ainda que estas normas são meramente indicativas e de sugestão para este tempo de especial cuidado infecioso. (...)
» Download do PDF com as orientações para os Acólitos
Peregrinação Nacional de Acólitos – (CANCELADA)
A Direção do Serviço Nacional de Acólitos (SNA) tem estado atenta à evolução da situação epidémica que estamos todos a viver.
Do mesmo modo tem acompanhado as diretivas da Direção Geral da Saúde, Conferência Episcopal Portuguesa e dioceses e tem estado em estreita ligação com a Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretário Nacional de Liturgia, de quem depende.
Tendo em conta a atual situação, que se prevê que se prolongue no tempo, e a impossibilidade dos grupos e da Direção do SNA prepararem a PNA convenientemente, com toda a calma e ponderação que a situação requer, a Direção do Serviço Nacional de Acólitos, achou por bem cancelar a XXIV PNA, de 1 de Maio de 2020.
Pedimos a todos a compreensão e a responsabilidade social e cívica que esta crise epidémica requer para que seja ultrapassada.
Assim Deus nos ajude. Assim Deus nos guarde. São Francisco Marto, rogai por nós. São Tarcísio, rogai por nós.
P. Luís Leal.
Fátima, 16 de março de 2020
Assembleia Geral do CIM 2019
Nos passados dias 2 a 4 de Abril de 2019, realizou-se em Bratislava, Eslováquia, o encontro anual de responsáveis nacionais e diocesanos de acólitos e a Assembleia Geral do CIM (Coetus Internationalis Ministrantium). Estiveram presentes de Portugal P. Luís Leal, Director do Serviço Nacional de Acólitos; Cón. Francisco Couto, Évora; P. Nuno Queirós, Aveiro; P. Carlos Martins, Viana do Castelo. Nesta reunião ficou definida uma nova direcção do CIM, tendo ficado como Presidente o Sr. Arcebispo do Luxemburgo D. Jean-Claude Hollerich, sucedendo a D. Ladislave Nemet, Bispo de Zrenjanin, Sérvia. O P. Luís Leal foi reconduzido como vogal da direcção.
A direcção ficou assim composta:
Presidente – D. Jean-Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo
Vice Presidente – P. Zsolt Vakon, Roménia
Secretário – Alexander Bothe, Alemanha
Tesoureira – Tanja Konsbrück, Luxemburgo
Vogais – P. Luis Leal, Portugal e P. Josip Ivešić, Croácia
Foi ainda nomeado o Diác. Zsolt Mitrovics, Hungria, como Assistente pessoal do Presidente
Nesta mesma reunião ficou definido que a próxima Peregrinação Internacional a Roma acontecerá no ano de 2023.
A próxima Assembleia Geral do CIM acontecerá no Luxemburgo de 2 a 5 de Março de 2020.
"O espaço do acolitado na sociedade" - Vídeo formativo SNA
Este vídeo subordinado ao tema "O espaço do acolitado
na sociedade", foi realizado com o propósito de ser transmitido nas Jornadas do Acólitos, realizadas na Diocese do Porto, em Abril de 2013.
Publicação: Encontros de Formação de Acólitos - Ano da Fé
Formato: 148X210 mm
16 páginas
ISBN 978-989-8293-23-7
O objetivo deste caderno é que os diferentes grupos de acólitos tenham um guia para as suas reuniões. Este guia em nada se quer substituir a outras formações mais práticas.
Celebrando os 50 anos do Concílio do Vaticano II e aceitando o desafio que o Santo Padre Bento XVI nos propôs para este ano pastoral 2012/2013, como o Ano da Fé, vamos neste caderno realizar um percurso de 6 encontros seguindo o Catecismo da Igreja Católica o seu capítulo sobre a Fé. Descobriremos igualmente alguns documentos do Concílio, bem como escutaremos as interpelações que os diferentes Papas, que viveram este Concílio, nos fazem.
Estes encontros, são, antes de mais, uma descoberta. Por essa razão não têm uma forma expositiva, mas de pequenos textos que devemos reflectir com a ajuda de algumas questões e agir, segundo uma actividade que nos é proposta no final de cada encontro.
Hino do Acólito
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=n8Pz8o2bo3M
Hino a uma voz: http://youtu.be/CCQ5am8L0jE
Áudio em MP3: download