09H00 | Acolhimento
10H00 | Oração e saudação inicial: Dom José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga
10H30 | I Conferência – Arquitetura e Artes para a Liturgia Professor P. Giuseppe Midili ocarm
11H30 | Intervalo
12H00 | II Conferência – A remodelação da Igreja de Cedofeita (Porto)
Arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes
13H00 | Almoço
14H30 | Assembleia com os conferencistas:
Professor P. Giuseppe Midili e Arquitetos Cerejeira Fontes
16H00 | Intervalo
16H15 | Interlúdio artístico
Dina Figueiredo (artes plásticas)
Nuno Cacho (guitarra portuguesa)
16H30 | Apresentação das principais conclusões
Isabel Maria Alçada Cardoso
17H00 | Vésperas presididas por
Dom José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga
Conferencistas:
Prof. Pe. Giuseppe Midili ocarm Liturgista, coordenador do Curso de Alta Especialização de Arte e Arquitetura para a Liturgia no Pontificio Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, Roma.
Elementos biográficos: Docenti (anselmianum.com)
Arquitectos André e António Jorge Cerejeira Fontes Autores do último projecto de adequação litúrgica da Igreja de Cedofeita no Porto
Elementos biográficos: People – CFA (cfaarch.com) Projectos: Projects – CFA (cfaarch.com) André de Moura Leitão Cerejeira Fontes (A017-1628-0887) | CIÊNCIAVITAE (cienciavitae.pt)
A I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia, a decorrer no próximo dia 9 de novembro de 2024, em Fátima, na Domus Carmeli, é aberta a todos os que queiram participar, e pretende ser um espaço e um tempo de formação e de diálogo construtivo entre arquitetos, artistas, liturgistas, encomendadores e o demais público presente.
A Jornada intitula-se: ARQUITECTURA E ARTES PARA A LITURGIA: QUE LUGARES?
O Secretariado Nacional de Liturgia criou um serviço destinado a abordar a temática da Arquitetura e Artes para a Liturgia. Este serviço nasce no contexto da reforma litúrgica, cuja atividade brota do n.º 124 da Constituição conciliar Sacrosanctum concilium onde se recomenda: «Na construção de edifícios sagrados, tenha-se grande preocupação de que sejam aptos para lá se realizarem as ações litúrgicas e permitam a participação ativa dos fiéis».
Neste sentido, a par da formação dos professores e liturgistas, pretende-se proporcionar um percurso formativo que mostre aos arquitetos, projetistas, artistas e encomendadores (donos de obra), a razão pela qual «as belas artes, e muito especialmente a arte religiosa e o seu ponto culminante, que é a Arte sacra, tendem, por natureza a exprimir de algum modo nas obras humanas a infinita beleza de Deus, e tanto mais estão orientadas para o seu louvor e a sua glória quanto mais longe estão de todo o propósito que não seja contribuir o mais possível com as suas obras para orientar religiosamente os homens para Deus» (SC 122).
Grupo de trabalho
Isabel Maria Alçada Cardoso (coordenação)
Pe. Carlos Alexandre Alves Pinto
Dina Figueiredo
Pe. Arq.º João Norton de Matos sj
Pe. Joaquim Félix de Carvalho
Pe. Arq.º José Manuel de Oliveira Ribeiro
Arq.º Pedro Marques de Abreu
Arq.º Pedro Salinas Calado