Portugal com representação no congresso de Música Sacra de 2018

O Conselho Pontifício para a Cultura, organismo da Santa Sé, realiza em Roma, de 13 a 15 de Setembro, um congresso subordinado ao tema “Igreja e compositores - Palavras e sons".
A organização tem como objectivos específicos reflectir sobre o papel do compositor na vida musical da Igreja, seu contributo pastoral e cultural. Estão convidados a intervir estudiosos das áreas bíblica, litúrgica, educativa, teológica e musical.

"Música e Palavra" será o primeiro dos temas em análise, e vai centrar-se nas questões da memória, da inteligibilidade e do significado», seguindo-se "Música e Evangelho", que, a partir «algumas experiências da vida pessoal e comunitária reflectirá sobre o impacto dos diferentes estilos musicais e compositivos».

No último dia os participantes centram-se no tema "Música e instrumentos", «de carácter mais técnico», onde serão abordados «diversos sons», desde o órgão à música electrónica, culminando com a voz humana.

A conferência é destinada a representantes das conferências episcopais e ordens religiosas, músicos, agentes de música litúrgica, associações e movimentos.

O Secretariado Nacional de Liturgia, órgão da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, através do Serviço Nacional de Música Sacra, será representado pelo seu Director, P. António Cartageno (Beja), pelo P. José Joaquim Ribeiro (Porto) e pelo Professor Luís Filipe (Lisboa).
A maestrina portuguesa Joana Carneiro é uma das convidadas deste congresso, onde intervirá na oficina "Modalidade, tonalidade, contemporaneidade".

2018-09-12 00:00:00