VI Curso Nacional de Música Litúrgica: 1º ano

Depois de um ano de paragem, ultrapassadas algumas dificuldades, realizou-se em Fátima, de 25 de Agosto a 2 de Setembro, o início do 1º ano de mais um Curso Nacional de Música Litúrgica – o sexto. A iniciativa, que já vem de Agosto de 1991, início do 1º Curso, é do Serviço Nacional de Música Sacra – um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia – e visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para o correcto exercício do seu ministério litúrgico.

Participaram 60 alunos, na sua maioria jovens, oriundos de quase todas as dioceses de Portugal, e até um aluno da Missão Católica Portuguesa de Bienne - Suiça. Os trabalhos do Curso decorreram em Fátima, nas instalações da Domus Carmeli, e tiveram o patrocínio do Secretariado Nacional de Liturgia e de alguns particulares, com a colaboração da firma Serafim Jerónimo, de Braga, que gentilmente disponibilizou os órgãos, como sempre tem feito desde o 1º Curso.

Este Curso, por ser intensivo, foi bastante exigente, com o tempo todo ocupado de manhã à noite, ora em sessões teóricas ora práticas, mas todos procuraram dar o melhor de si mesmos, em atitude de grande entrega. É motivo de esperança ver como este trabalho, em que estão envolvidos tantos jovens, está a ajudar a mudar, ainda que lentamente, o panorama da música litúrgica em Portugal.

É Director deste Curso o P. António Cartageno, Presidente do Serviço Nacional de Música Sacra. Os professores são: Emanuel Pacheco (Direcção Coral e Formação Musical), Fernando Valente (Educação Auditiva e Harmonia), Samuel Pinto (Harmonia), António Esteireiro, Hélio Carneiro, Tiago Ferreira e P. António Cartageno (Órgão/ Harmonia prática) P. Bernardino Costa, osb. (Liturgia), P. Pedro Miranda (História da Música Sacra), Filipa Lã e Joaquina Ly (Canto).
Além do encontro de Agosto, as actividades presenciais do 1º ano deste VI Curso completam-se com o fim de semana de 4 e 5 de Maio, e assim será ao longo dos próximos 3 anos até aos exames finais, previstos para Agosto de 2021.

2019-09-02 00:00:00