Porto: Universidade Católica promove pós-graduação em Música Sacra

A Escola das Artes e a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) –Porto, estão a promover uma nova edição da Pós-Graduação em Música Sacra, que tem “início previsto” para o mês de outubro.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, as entidades promotoras da Pós-Graduação em Música Sacra explicam que dos objetivos gerais consta “resgatar” para o mundo universitário a “importância da arte e cultura cristãs”.

“Desenvolver, qualificar e promover” a música da Igreja, bem como “veicular” a música sacra como um dos fundamentos da cultura cristã e entender as diversas formas de ligação entre o “tesouro musical da Igreja” e as necessidades atuais das comunidades, são outros objetivos com a pós-graduação que tem início previsto para outubro no Porto.

“No seio da sua missão, a UCP deseja continuar a gerar, desenvolver e acompanhar o diálogo entre Fé, Cultura, Arte e Ensino”, assinala a instituição de ensino.

A Pós-Graduação em Música Sacra visa desenvolver diversas competências, como “desempenhar adequadamente” as tarefas do ministério da música - canto, órgão, direção de coro – e contribuir para uma “melhoria da qualidade do serviço musical”.

Os alunos vão também conhecer e entender os repertórios do passado e do presente e “entender a liturgia”, conhecendo os ritos e as suas expressões musicais.

Pedro Miguel Pereira Monteiro é o coordenador da formação da Escola das Artes e da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa –Porto, em regime pós-laboral.

Fonte: Agência Ecclesia

2017-08-02 00:00:00