Porto: Encontros de formação de música litúrgica

No passado mês de Julho de 2016, o Secretariado Diocesano de Liturgia fez saber, através dos meios de comunicação da Diocese, da sua vontade e intenção de reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, por tudo o que este foi, semeou e representou na Diocese e por tudo o que terá que ser e representar na Diocese de hoje e amanhã que quer cantar os louvores de Deus com arte e com alma. Para tal, promoveu a realização de quatro encontros, distribuídos pelas quatro regiões pastorais da Diocese, no sentido de auscultar as preocupações, inquietações e anseios dos responsáveis dos coros: diretores, organistas, coordenadores.

Os encontros realizados permitiram ouvir cerca de duzentos responsáveis que nos deixaram muita e importante informação, partilharam dificuldades e expectativas e nos urgiram a passar à acção, indo ao encontro das carências e necessidades detectadas.

Entretanto, o nosso Bispo aprovou a criação deste Serviço Diocesano, no âmbito do Secretariado Diocesano de Liturgia, e nomeou o seu Director. O Serviço, ainda numa fase de «instalação», vai agora estruturar-se, de uma forma que contemple a participação orgânica dos agentes da pastoral do canto e da música litúrgica ao nível de toda a Diocese. Naturalmente, o processo requer tempo. Entretanto, mesmo sem a estrutura completa e funcional, podemos e devemos começar a intervir.

É certo que, a curto prazo, o Serviço Diocesano de Música não tem a pretensão (nem capacidade) para dar resposta a todas as expectativas. Mas compromete-se a, gradualmente, ir tornando realidade um conjunto de acções que permitam o aparecimento de condições propícias a uma boa prestação de todos os agentes da música litúrgica de tal forma que a glória de Deus e a santificação dos homens seja uma realidade.

Assim, e como primeiro passo, propomos dois encontros de formação, especialmente orientados para responsáveis, directores de coros e salmistas. A proposta será replicada em cada uma das 4 regiões pastorais da nossa Diocese, com o seguinte calendário:

– 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, às 9:30 horas – Arrifana (Salão Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Sul.

– 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, às 9:30 horas – Porto (Casa Diocesana de Vilar) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral do Grande Porto.

– 11 e 18 de Fevereiro, às 9:30 horas – Santo Tirso (Centro Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Norte.

– 11 e 18 de Fevereiro, às 9:30 horas – Penafiel (Centro Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Nascente.

Qualquer um destes encontros terminará até às 12.30 horas.

Não sendo estritamente necessário, solicita-se, por razões de ordem organizacional, que se faça uma inscrição através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeljooeTlCrDnvTCwIIgNxQPKI4R19lkJGRWLsMZ34Hs_HNPg/viewform

Para qualquer esclarecimento adicional, pode contactar-se o Serviço Diocesano de Música Litúrgica através do endereço electrónico musica@sdlporto.pt .

Contamos com a presença e colaboração de todos os que, com responsabilidade, fidelidade e entusiasmo, dão vida a este maravilhoso ministério litúrgico, ajudando as nossas assembleia a cantar ao Senhor com arte e com alma.

Fonte: http://www.diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=3190:encontros-de-formacao-de-musica-liturgica&catid=186:noticiassecretariados&Itemid=326

2017-01-12 00:00:00