Concertos de órgão: Jerónimos e Linda-a-velha

Vão realizar-se dois concertos que terão lugar na igreja do Mosteiro dos Jerónimos e na igreja de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-velha.

Será intérprete Vincent Dubois, organista titular da Catedral de Notre-Dame em Paris.

A organização dos concertos é realizada em parceria entre as Paróquias de Santa Maria de Belém e Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-velha, em conjunto com a Escola Diocesana de Música Sacra e a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo.

A entrada é livre e terá o seguinte programa nos dois locais:

Johann Sebastian BACH :
- Fantasia e Fuga em Sol menor, BWV 542
- Prelúdio de coral sobre "Nun komm der Heiden Heiland"

Wolfgang Amadeus MOZART :
– Fantasia em Fá menor, Kv608

Félix MENDELSSOHN :
– Sonata nº 6, "Vater Unser"

Louis VIERNE :
– Naïades

Olivier MESSIAEN:
– Dieu parmi nous


Vincent Dubois
Recentemente nomeado por concurso público um dos três organistas titulares da Catedral de Notre-Dame de Paris, França, Vincent Dubois é um dos organistas mais brilhantes a aparecer na cena musical nos últimos anos. Diplomado pelo Conservatório Nacional Superior de Musica de Paris, onde foi estudante de Olivier Latry, recebeu “Premier Prix” em Órgão, Harmonia, Contraponto, Fuga e Composição contemporânea. A sua carreira internacional começou em 2002 após vencer dois dos concursos de órgão mais conceituados da actualidade, o Concurso Internacional de Calgary no Canadá e o Concurso Internacional de Toulouse em França. Como resultado destes prémios foi convidado a participar nos festivais de órgão mais importantes da Europa, América do Norte, Ásia e Pacífico. Enquanto solista convidado também tocou com várias orquestras de prestígio mundial, nomeadamente com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, Orquestra Nacional de França, Orquestra Filarmónica da Rádio França e Filarmónica de Hong-Kong, entre outras. Vários dos seus concertos foram transmitidos em rádios e televisões da Europa, América do Norte, Ásia e Pacífico. Adicionalmente tem sido também convidado para leccionar em universidades como a de Yale, o Curtis Institute of Music em Filadélfia, Oberlin College, Baylor University, St. Paul University, Emory University, sendo ainda artista convidado da Universidade do Michigan em Ann Arbor.
Das várias gravações que realizou, são de destacar a obra para órgão de Franz Liszt, e algumas das obras mais emblemáticas de Louis Vierne e Marcel Dupré. A par da sua extensa carreira artística e pedagógica, Vincent Dubois é também director-geral do Conservatório Nacional Superior de Música em Estrasburgo, França, desde 2012.

2016-10-26 00:00:00