Martirológio Romano

Mar 24, 2017

 

1.   Em Cesareia da Palestina, os santos mártires Timolau, Dionísio, Páusides, Rómulo, Alexandre e outro Alexandre, que, durante a perseguição do imperador Diocleciano, conduzidos de mãos atadas ao prefeito Urbano, confessaram ser cristãos e, poucos dias depois, foram decapitados com os companheiros Agápio e outro Dionísio, merecendo assim as coroas da vida eterna.

(† 303)

2.   Na Mauritânia, no território actualmente da Argélia, Santo Secúndulo, que sofreu o martírio pela fé em Cristo.

(† data inc.)

3*.   Em Clogher, na Hibérnia, actual Irlanda, São Mac Cairthind, bispo, que é considerado discípulo de São Patrício.

(† s. V)

4*.   Em Catânia, na Sicília, região da Itália, São Severo, bispo.

(† 814)

5*.   Em Fabriano, no Piceno, actualmente nas Marcas, região da Itália, o Beato João del Bastone, presbítero e monge, companheiro de São Silvestre, abade.

(† 1290)

6.   Em Valdstena, na Suécia, Santa Catarina, virgem, filha de Santa Brígida, que, dada em casamento contra a sua vontade, conservou a virgindade de comum acordo com seu esposo e, após a morte dele, se consagrou à vida de piedade. Peregrina de Roma e da Terra Santa, trasladou os restos mortais de sua mãe para a Suécia e depositou-os no mosteiro de Valdstena, onde ela mesma tomou o hábito monástico.

(† 1381)

7*.   Em Ronda, na Andaluzia, região da Espanha, o Beato Diogo José de Cádis (Francisco José López-Caamaño), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pregador insigne e intrépido defensor da liberdade da Igreja.

(† 1801)

8♦.     Em Faícchio, localidade de Benevento, na Itália, a Beata Maria Serafina do Sagrado Coração (Clotilde Michele), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs dos Anjos, Adoradoras da Santíssima Trindade.

(† 1911)

9*.   Em Pniewite, junto de Gdansk, na Polónia, a Beata Maria Karlowska, virgem, que, para reconduzir as jovens e mulheres indigentes e de vida dissoluta à dignidade de filhas de Deus, fundou a Congregação das Irmãs do Divino Pastor da Divina Providência.

(† 1935)

10*.   Em San Salvador, cidade de El Salvador, o Beato Óscar Arnulfo Romero Galdámez, bispo e mártir, que, tendo dedicado a sua solicitude pastoral especialmente aos pobres e oprimidos, foi assassinado em ódio à fé cristã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1980)