Martirológio Romano

Apr 14, 2019

1.   Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Áppia, os santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo, mártires.

(† data inc.)

2.   Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, as santas mártires Bérnica e Prosdoca, virgens, com sua mãe Senhorinha, que, em tempo de perseguição, ao fugirem para se salvar dos que atentavam contra a sua pureza, encontraram no rio o seu martírio.

(† s. IV)

3.   No deserto de Nítria, no Egipto, São Frontão, abade, que, com cerca de setenta companheiros, se retirou para a vida eremítica.

(† s. IV)

4*.   Em Elphin, na Irlanda, Santo Asaco ou Asico, bispo, que é considerado discípulo de São Patrício e primeiro bispo desta Igreja.

(† s. V)

5.   Em Alexandria, no Egipto, Santa Tomaides, mártir.

(† 476)

6.   Em Lião, na Gália, hoje na França, São Lamberto, bispo, que tinha sido monge e depois abade de Fontenelle.

(† c. 688)

7*.   Em Montemarano, na Campânia, região da Itália, São João, bispo, que colocou todo o ardor da sua actividade na assistência aos pobres e na santificação do clero.

(† s. XI/XII)

8*.   No mosteiro de Tiron, junto de Chartres, na França, São Bernardo, abade, que por várias vezes se refugiou para a vida eremítica nos bosques e na ilha de Chausey, mas também se dedicou a instruir e conduzir à perfeição evangélica os discípulos que a ele acorriam em grande número.

(† 1117)

9*.   Em Avinhão, na Provença, região da França, São Bento, jovem pastor, por cuja virtude, com o auxílio de Deus, foi construída a ponte sobre o Ródano, de grande utilidade para os cidadãos.

(† 1184)

10*.   Em Tuy, na Galiza, região da Espanha, o Beato Pedro González, vulgarmente conhecido como São Telmo, presbítero da Ordem dos Pregadores, que transformou o seu anterior desejo de glória em profunda humildade e se dedicou particularmente a ajudar os necessitados, em especial os navegantes e os pescadores.

(† 1246)

11*.   Em Schiedam, na Géldria, hoje na Holanda, Santa Ludovina, virgem, que, pondo a sua confiança só em Deus, suportou as enfermidades corporais em toda a sua vida, pela conversão dos pecadores e redenção das almas.

(† 1433)

12.   Em Cuevas de Vinromá, junto de Castellón de la Plana, na Espanha, a Beata Isabel (Josefina Calduch Rovira), virgem da Ordem das Clarissas Capuchinhas e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé cristã, morreu por seu divino Esposo, Jesus Cristo.

(† 1936)