Martirológio Romano

Oct 27, 2018

Comemoração do Beato Gonçalo de Lagos, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que, sendo natural de Lagos, cidade de Portugal, ainda jovem abraçou a vida monástica em Lisboa. Foi prior de vários conventos da sua Ordem e distinguiu-se também pela sua dedicação em ensinar às crianças e aos incultos os preceitos cristãos. Morreu em Torres Vedras no dia 15 de Outubro.

 

(† 1422)

2.   Em Roma, Santo Evaristo, papa, que dirigiu a Igreja Romana como quarto sucessor de São Pedro, no tempo do imperador Trajano.

(† 108)

3.   Perto de Esmirna, na província da Ásia, actualmente na Turquia, São Traseias ou Tráseas, bispo de Euménia da Frígia e mártir.

(† c. 170/180)

4.   Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, São Namácio, bispo, que construiu a igreja catedral.

(† c. 460)

5.   Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, o sepultamento de São Gaudioso, bispo, que, segundo a tradição, por causa da perseguição dos Vândalos passou de Abitene à Campânia e terminou santamente os seus dias na paz de um mosteiro.

(† s. V/VI)

6*.   Em Iona, ilha da Escócia, Santo Oterano, monge, que foi um dos primeiros discípulos de São Columba.

(† s. VI)

7*.   Em Vicenza, na Venécia, hoje no Véneto, região da Itália, a comemoração do Beato Bartolomeu da Breganza, bispo, da Ordem dos Pregadores, que fundou nesta cidade a Milícia de Jesus Cristo para defender a fé católica e a liberdade da Igreja.

(† 1270)

8*.   Em Paterna, no território de Valência, na Espanha, o Beato Salvador Mollar Ventura, religioso da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, mereceu ser redimido como discípulo fiel no sangue de Cristo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1711)