Martirológio Romano

May 03, 2017

Festa dos santos Filipe e Tiago, Apóstolos. Filipe, nascido em Betsaida, como Pedro e André, era discípulo de João Baptista e foi chamado pelo Senhor para que O seguisse. Tiago, filho de Alfeu, considerado entre os Latinos como parente do Senhor e denominado o Justo, foi o primeiro que presidiu à Igreja de Jerusalém; quando se levantou a controvérsia sobre a circuncisão, discordou da atitude de Pedro, para que não se impusesse o antigo jugo aos discípulos provenientes dos gentios e coroou pouco depois o seu apostolado com o martírio.

 

2.   Em Antínoo, na Tebaida, região do Egipto, os santos Timóteo e Maura, mártires.

(† 286)

3.   Junto à Via Nomentana, a sete milhas de Roma, os santos Evêncio, Alexandre e Teódulo, mártires.

(† s. III/IV)

4.   Em Nárni, na Úmbria, região da Itália, São Juvenal, venerado como o primeiro bispo desta cidade.

(† s. IV)

5*.   Em Kildare, na Irlanda, São Conleto, bispo, que acompanhou Santa Brígida na orientação espiritual do seu mosteiro e de outros colocados sob a sua jurisdição, tendo exercido também muita infuência junto dos prelados do lugar.

(† c. 520)

6*.   Em Argo, na Grécia, São Pedro, bispo, que foi insigne pela sua imensa caridade para com os pobres e os escravos e, para defesa da fé, trabalhou incansavelmente na resolução dos conflitos.

(† c. 922)

7*.   No mosteiro de Fohorst, na Flandres, hoje na Bélgica, o passamento de Santo Ansfredo, bispo de Utrecht, que, atingido pela cegueira, se retirou neste lugar.

(† 1008)

8*.   Em Kiev, na Ucrânia, São Teodósio, abade, que fundou o mosteiro “das Grutas” e, segundo a tradição, instituiu a vida cenobítica nesta região.

(† 1074)

9*.   Em Vercelas, no Piemonte, região da Itália, a Beata Emília Bicchiéri, virgem da Ordem dos Pregadores, que, apesar de ser várias vezes prioresa, trabalhava com muita alegria entre as irmãs nos serviços mais humildes.

(† 1314)

10*.   Em Kasimierz, na Polónia, Santo Estanislau Kazimierczyk, presbítero e cónego regular, que, movido pela caridade pastoral, foi diligente ministro da palavra de Deus, mestre de vida espiritual e assíduo na audição das confissões.

(† 1489)

11♦.   Em Innsbruck, na Àustria, o Beato Tomás de Olera (Tomás Acerbis de Viani), religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que, apesar da sua condição de simples professo, foi um grande mestre espiritual, tanto para os humildes como para os príncipes e poderosos, constituindo-se também um valoroso defensor da fé no seu tempo atribulado.

(† 1631)

12*.   Em Susa, no Piemonte, região da Itália, o Beato Eduardo José Rosaz, bispo, que durante vinte e cinco anos exerceu o ministério apostólico que lhe foi confiado, cuidando especialmente dos pobres, e fundou a Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco.

(† 1903)

13*.   Em Sherbrooke, cidade do Quebec, no Canadá, a beata Maria Leónia (Alódia Paradis), virgem, que instituiu a Congregação das Irmãzinhas da Sagrada Família, destinada a auxiliar a actividade e a vida dos sacerdotes.

(† 1912)