Martirológio Romano

May 20, 2017

São Bernardino de Sena, presbítero da Ordem dos Menores, que por cidades e aldeias evangelizou o povo da Itália com a palavra e o exemplo e propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, exercendo infatigavelmente o ministério da pregação com grande fruto das almas até ao dia da sua morte, em L’Áquila, nos Abruzos, região da Itália.

(† 1444)

2.   Comemoração de Santa Lídia, de Tiatira, comerciante de púrpura, que foi a primeira a acreditar no Evangelho em Filipos, na Macedónia, ao ouvir a pregação de Paulo.

3.   Em Óstia, no Lácio, região da Itália, Santa Áurea, mártir.

(† data inc.)

4.   Em Nimes, na Gália Narbonense, actualmente na França, São Baudélio, mártir.

(† data inc.)

5.   Em Egea, na Cilícia, hoje Ayás, na Turquia, São Talaleu, mártir.

(† s. III)

6*.   Em Cágliari, na Sardenha, rgião da Itália, São Lucífero, bispo, que, por defender corajosamente a fé nicena, foi muito perseguido e mandado para o exílio pelo imperador Constâncio; mas regressou à sua sede episcopal, onde morreu como confessor de Cristo.

(† 370)

7*.   Em Toulouse, na Aquitânia, hoje na França, Santo Hilário, bispo, que construiu uma pequena basílica de madeira sobre o sepulcro de São Saturnino, seu antecessor.

(† c. 400)

8.   Em Bourges, na Aquitânia, também na actual França, Santo Austregisílio, bispo, que se tornou ministro da caridade, de modo especial para com os pobres, os órfãos, os enfermos e os condenados à morte.

(† c. 624)

9.   Em Bréscia, na Lombardia, região da Itália, Santo Anastásio, bispo.

(† s. VII)

10.   Em Pavia, também na Lombardia, São Teodoro, bispo, que padeceu o exílio durante a guerra entre os Francos e os Lombardos. 

(† c. 785)

11*.   Em Castagneto, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Guido de Gheraldesca, eremita.

(† c. 1134)

12*.   Em Perúgia, na Úmbria, também região da Itália, a Beata Colomba (Ângela) de Riéti, virgem das Irmãs da Penitência de São Domingos, que promoveu a paz entre as facções em conflito na cidade.

(† 1501)

13.   Em Seul, na Coreia, São Protásio Chomg Kuk-bo, mártir, que, depois de ter abandonado a fé cristã, a abraçou de novo, professando-a no cárcere entre cruéis torturas até à morte.

(† 1839)

14♦.   Em Steyl, localidade da Holanda, a Beata Josefa (Hendrina Stenmanns), virgem, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo.

(† 1903)

15*.   Em Botticino Sera, localidade próxima de Bréscia, na Itália, Santo Arcângelo Tadíni, presbítero, que se empenhou em promover os direitos e dignidade dos operários e fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, destinada especialmente a trabalhar pela justiça social.

(† 1912)

16*.   Em Milão, na Lombardia, região da Itália, o Beato Luís Talamóni, presbítero, que, cultivando a sua vocação de educador da juventude, exerceu o ministério com suma diligência e eficaz participação nas dificuldades sociais do seu tempo, e fundou a Congregação das Irmãs Misericordinas de São Gerardo.

(† 1926)

17♦.   Em Vallenar, no Chile, a Beata Maria Crescência Pérez (Maria Angélioca Pérez), virgem da Congregação das Filhas de Maria do Santíssimo do Horto.

(† 1932)