Martirológio Romano

Feb 15, 2017

1.   Comemoração de Santo Onésimo, que o apóstolo São Paulo recebeu como escravo fugitivo e na prisão o gerou como filho na fé de Cristo, como o Apóstolo escreveu ao seu amo Filémon.

2.   Em Bréscia, na Venécia, hoje na Lombardia, região da Itália, os santos Faustino e Jovita, mártires, que, depois de muitos combates sustentados pela fé de Cristo, receberam a gloriosa coroa do martírio.

(† data inc.)

3.   Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, os santos mártires Ísico, presbítero, Josipo, diácono romano, Zósimo, Baralo e Ágape, virgem. († s. IV)

(† s. IV)

4.   Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santa Georgina, virgem.

(† s. V/VI)

5.   Em Vaison, na Gália Lionense, hoje também na França, São Quinídio, bispo.

(† 578)

6.   No vale de Antrodoco, da província de Valéria, hoje no Lácio, região da Itália, São Severo, presbítero, cuja memória é evocada pelo papa São Gregório Magno.

(† s. VI)

7.   Em Cápua, na Campânia, também região da Itália, São Decoroso, bispo.

(† d. 680)

8*.   Em Palazzolo, na Etrúria, hoje na Toscana, igualmente região da Itália, São Valfredo, abade, que, depois de ter criado cinco filhos, decidiu com sua esposa abraçar a vida monástica.

(† c. 765)

9*.   Em Växjö, na Suécia, São Sigfredo, bispo, que, sendo natural da Inglaterra, evangelizou os povos desta região com suma diligência e baptizou em Cristo o próprio rei Olavo.

(† c. 1045)

10*.   Em Sansepulcro, na Úmbria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Ângelo Scarpetti, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.

(† 1306)

11♦.   Em Praga, cidade da Boémia, os beatos mártires Frederico Bachstein, presbítero da Ordem dos Frades Menores, e treze companheiros da mesma Ordem.

(† 1611)

12.     Em Paray-le-Monial, na Borgonha, região da França, São Cláudio La Colombière, presbítero da Companhia de Jesus, homem de intensa oração, que, com o seu conselho recto e clarividente, conduziu muitas pessoas ao amor de Deus.

(† 1682)

13♦.   Em Bialystok, cidade da Polónia, o Beato Miguel Sopocko, presbítero da diocese de Vilna, fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso.

(† 1975)