Martirológio Romano

Feb 14, 2017

Festa dos santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo. Estes irmãos, naturais de Tessalónica, enviados para a Morávia pelo bispo Fócio de Constantinopla, ali pregaram a fé cristã e criaram um alfabeto próprio para traduzir da língua grega para a língua eslava os livros sagrados. Quando vieram a Roma, Cirilo, que antes se chamava Constantino, fez-se monge, e aí, atingido por uma enfermidade, neste dia adormeceu no Senhor. Metódio, ordenado pelo papa Adriano II bispo de Sírmium, hoje Sremska Mitrovica, na actual Sérvia, evangelizou incansavelmente a Panónia, onde sofreu muitas hostilidades, mas foi sempre apoiado pelo Pontífices Romanos. Recebeu a recompensa dos seus trabalhos em Velehrad, na Morávia, no dia 6 de Abril.

 

(† 869; † 885)

2.   Em Roma, na Via Flamínia, junto à ponte Mílvio, São Valentim, mártir.

(† data inc.)

3.   Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Vital, imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo.

(† data inc.)

4.   Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Ápia, São Zenão, mártir.

(† data inc.)

5.   Em Alexandria, no Egipto, a comemoração dos santos mártires Bassiano, Toniano, Proto, Lúcio, que foram lançados ao mar; Cirião, presbítero, Agatão, exorcista, Moisés, que foram queimados no fogo; Dionísio e Amónio, que, passados ao fio da espada, alcançaram a glória eterna.

(† data inc.)

6.   Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Eleucádio, bispo.

(† s. III)

7.   No monte Skopa, na Bitínia, hoje na Turquia, Santo Auxêncio, presbítero e arquimandrita, que, desse lugar eminente, como de uma cátedra, apregoava a fé calcedonense com a potente voz das suas virtudes.

(† s. V)

8*.   Comemoração de São Nostriano, bispo de Nápoles, na Itália.

(† c. 450)

9.   Em Sorrento, na Campânia, região da Itália, Santo Antonino, abade, que, depois de ter sido destruído pelos Lombardos o seu mosteiro, se retirou para a solidão.

(† c. 830)

10.     Em Córdova, na Espanha, São João Baptista da Conceição Garcia, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que empreendeu a renovação da Ordem e a defendeu com ingente ardor no meio de graves dificuldades e ásperas tribulações.

(† 1613)

11*.   Em Valência, na Espanha, o Beato Vicente Vilar David, mártir, que, durante a perseguição religiosa, acolheu em sua casa sacerdotes e religiosas e preferiu morrer a negar a fé.

(† 1937)