Martirológio Romano

Dec 06, 2017

São Nicolau, bispo de Mira, na Lícia, na hodierna Turquia, ilustre pela sua santidade e pela sua intercessão ante o trono da divina graça.

 

(† s. IV)

2.   Em Roma, a comemoração de Santa Asela, virgem, que, segundo o testemunho de São Jerónimo, viveu até ao fim dos seus dias entregue aos jejuns e à oração.

(† d. 385)

3.   Na África Setentrional, a comemoração dos santos mártires, que, durante a perseguição dos Vândalos no tempo de Hunerico, rei ariano, pela defesa da fé católica sofreram gravíssimos e inumeráveis suplícios. Neste grupo[1], são dignos de memória Dionísia e seu filho Majórico, o qual, de tenra idade e apavorado pelas torturas, mas fortalecido pelos olhares e exortações de sua mãe, se tornou o mais corajoso de todos e entregou a sua alma no meio dos tormentos. 

 


[1]  Entre eles: os santos Emílio, médico, Dativa, Leôncia, Tércio, Bonifácio de Sibida, Sérvio, Vitória.

 

(† s. V)

4*.   Em Bréscia, na Lombardia, região da Itália, Santo Obício, que, sendo militar de cavalaria, se converteu a Deus, abraçou uma vida de penitência e distribuiu os seus bens para utilidade de todos.

(† 1204)

5*.   Em Granada, na Espanha, o beato mártir Pedro Pascoal, bispo de Jaen, da Ordem das Mercês, o qual, quando visitava a sua grei para a exortar à defesa da fé, foi capturado pelos Mouros e morreu no cárcere.

(† 1300)

6.   Em Hai Duong, cidade do Tonquim, hoje no Vietnam, São José Nguyen Duy Khang, mártir, que, sendo catequista e companheiro nas viagens do santo bispo Jerónimo Hermosilla, foi com ele capturado na perseguição do imperador Tu Duc e depois flagelado, encarcerado e finalmente degolado.

(† 1861)

7.   Na Espanha, a comemoração dos mártires espanhóis do século XX.

8*.   Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, na Espanha, a Beata Luísa Maria Frias Cañizares, virgem e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, alcançou a recompensa eterna pelo combate da fé.

(† 1936)

9♦.     Em Guadalajara, também na Espanha, os beatos Miguel Lasaga Carazo, presbítero da Sociedade Salesiana e companheiros[2] mártires, que na mesma perseguição religiosa consumaram vitoriosamente o combate da fé.

 


[2]  São estes os seus nomes: Estêvão Vázquez Alonso, Florêncio Rodríguez Guemes, Heliodoro Ramos Garcia, João Lourenço Larragueta Garay, Pascoal de Castro Herrera, Virgílio Edreira Mosquera, religiosos da Sociedade Salesiana.

 

(† 1936)

10♦.   Em Bucarest, na Roménia, o Beato João Scheffler, bispo de Statu Mare e mártir, que foi perseguido por um regime hostil à religião e à dignidade humana, até morrer na prisão.

(†1952)