Martirológio Romano

Dec 30, 2017

1.   Em Roma, no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia, o sepultamento de São Félix I, papa, que regeu a Igreja Romana no tempo do imperador Aureliano.

(† 274)

2.   Em Vidin, na Mésia, na hodierna Bulgária, Santo Hermes, exorcista e mártir.

(† s. III/IV)

3.   Comemoração de Santo Anísio, bispo de Tessalónica, hoje na Grécia, que, no tempo do imperador Teodósio, foi constituído pelos Pontifices Romanos vigário apostólico do antigo Ilírico, território dos actuais Bálcãs, e muito louvado por Santo Ambrósio.

(† c. 406)

4.   Em Tours, na Gália Lionense, na hodierna França, São Perpétuo, bispo, que edificou a basílica de São Martinho e muitas outras em honra dos Santos, e regulamentou na sua Igreja a prática dos jejuns e das vigílias.

(† 491)

5*.   Em Aosta, nos Alpes Graios, território da Itália, São Jucundo, bispo.

(† c. 502)

6.   Em Flay, na região de Beauvais, na Nêustria, actualmente na França, São Geremaro, abade do mosteiro deste lugar por ele fundado.

(† c. 658)

7*.   Em Evesham, na Inglaterra, Santo Egvino, bispo, que fundou o mosteiro deste lugar.

(† 707)

8.   Na região dos Vestinos, hoje nos Abruzos, região da Itália, São Rainério, bispo de Forcone, cuja virtude na administração dos bens foi louvada pelo papa Alexandre II.

(† 1077)

9*.   Em Canne, na Apúlia, também na Itália, São Rogério, bispo.

(† s. XII)

10*.   Em Frazzanó, povoação da Sicília, região da Itália, São Lourenço, monge segundo a observância dos Padres orientais, insigne pela austeridade de vida e incansável pregação.

(† c. 1162)

11*.   Em Palestrina, no Lácio, também região da Itália, a Beata Margarida Collona, virgem, que às riquezas e deleites do século preferiu a pobreza por amor de Cristo, a quem serviu professando a Regra de Santa Clara.

(† 1280)

12*.   Em Génova, na Ligúria, também região da Itália, a Beata Eugénia Ravasco, virgem, que fundou o Instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, ao qual confiou a educação da juventude feminina e a dedicação às necessidades dos enfermos e das crianças.

(† 1900)

13*.   Em Pancaliéri, localidade próxima de Turim, na Itália, o Beato João Maria Boccardo, presbítero, que, entre os muitos trabalhos empreendidos para a assistência dos anciãos e dos enfermos e a formação cristã das crianças, fundou a Congregação das Irmãs Pobres Filhas de São Caetano.

(† 1913)