Martirológio Romano

Dec 28, 2017

Festa dos Santos Inocentes mártires, os meninos que foram mortos em Belém de Judá pelo ímpio rei Herodes, para que perecesse com eles o Menino Jesus que os Magos tinham adorado. Foram honrados como mártires desde os primeiros séculos da Igreja e primícias de todos os que derramariam o sangue por Deus e o Cordeiro.

 

2.       Em Alexandria, no Egipto, São Teonas, bispo, que foi mestre e predecessor de São Pedro mártir.

(† 300)

3.   Comemoração de Santo António, monge, que levou vida solitária e, sendo já ancião, se recolheu no mosteiro de Lérins, na Provença, onde mostrou a sua afabilidade e sabedoria e adormeceu piedosamente no Senhor.

(† c. 520)

4*.     Em Matélica, nas Marcas, região da Itália, a Beata Matias Nazzaréni, abadessa da Ordem das Clarissas.

(† c. 1326)

5.   Em Lião, na França, o dia natal de São Francisco de Sales, bispo de Genebra, cuja memória se celebra no dia do seu sepultamento em Annecy, a vinte e quatro de Janeiro.

(† 1622)

6.   Em Roma, São Gaspar del Búfalo, presbítero, que lutou denodadamente pela liberdade da Igreja e, encarcerado, não cessou de conduzir os pecadores ao caminho recto, especialmente pela devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, em cuja honra fundou as Congregações de Missionários e das Irmãs Missionárias.

(† 1837)

7*.     Em Nápoles, na Itália, Santa Catarina Volpicélli, virgem, que, sempre dedicada à assistência dos pobres e dos enfermos, fundou o Instituto das Escravas do Sagrado Coração, no qual procurou manifestar a caridade cristã sempre activa, adaptada às necessidades dos tempos.

(† 1894)

8*.     Em Kiev, na Ucrânia, o Beato Gregório Khomysyn, bispo de Ivano-Frankivsk e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé, mereceu sentar-se à mesa celeste do Cordeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1945)