Martirológio Romano

Dec 24, 2017

1.   Comemoração de todos os santos antepassados de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão, filho de Adão, isto é, dos patriarcas que agradaram a Deus e foram encontrados justos, os quais, sem terem obtido a realização das promessas, mas vendo-as e saudando-as de longe, morreram na fé: deles nasceu Cristo segundo a carne, que está sobre todas as coisas, Deus bendito por todos os séculos.

2.   Em Bordéus, na Aquitânia, agora na França, São Delfim, bispo, que, em união de estreita amizade com São Paulino de Nola, trabalhou valorosamente para repelir os erros de Prisciliano.

(† a. 404)

3.   Em Roma, a comemoração de Santa Tarsila, virgem, cuja oração contínua, vida honrosa e singular abstinência é louvada por São Gregório Magno, seu sobrinho.

(† a. 593)

4.   Em Tréveris, na Austrásia, actualmente na Alemanha, Santa Irmina, abadessa do cenóbio de Öhren, que, sendo consagrada a Deus, construiu um pequeno mosteiro na sua herdade de Echternach, o doou a São Vilibrordo e dotou com os seus bens.

(† c. 710)

5.   Em Cracóvia, na Polónia, o dia natal de São João de Kent ou Câncio, cuja memória se celebra na véspera deste dia.

(† 1473)

6*.   Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o Beato Bartolomeu Maria dal Monte, presbítero, que pregou ao povo cristão e ao clero a palavra de Deus em muitas regiões da Itália e com esta finalidade fundou a Obra Pia das Missões.

(† 1778)

7.   Em Comonte, perto de Bérgamo, na Lombardia, região da Itália, Santa Paula Isabel (Constância Cerióli), que, depois de ter perdido prematuramente todos os seus filhos e de ficar viúva, despendeu todos os seus bens e as suas forças para a formação das crianças camponesas e dos órfãos sem esperança de futuro e, fundando o Instituto das Irmãs e a Congregação dos Pais e Irmãos da Sagrada Família, orientou-os com materna alegria para o Senhor.

(† 1865)

8.   Em Anaya, no Líbano, o dia natal de São Sarbélio Makhluf (José Makhluf), cuja memória se celebra no dia vinte e quatro de Julho.

 

 

 

 

 

 

(† 1898)