Martirológio Romano

Dec 19, 2017

1.   Em Roma, no cemitério de Ponciano, junto à Via Portuense, o sepultamento de Santo Anastásio I, papa, homem de eminente pobreza e solicitude apostólica, que se opôs tenazmente às doutrinas heréticas.

(† 401)

2.   Em Auxerre, na Gália Lionense, actualmente na França, São Gregório, bispo.

(† s. VI)

3*.   Na Cartuxa de Casotto, no Piemonte, região da Itália, o Beato Guilherme de Fenóglio, religioso, que antes tinha sido eremita.

(† c. 1200)

4*.   Em Avinhão, na Provença, região da França, o Beato Urbano V, papa, que, sendo monge foi elevado à cátedra de Pedro e se preocupou principalmente em fazer voltar à Urbe a Sede Apostólica e restabelecer a unidade da Igreja.

(† 1370)

5.   Em Bac-Nihn, localidade do Tonquim, hoje no Vietnam, os santos mártires Francisco Xavier Hà Trong Mâu e Domingos Bùi Van Úi, catequistas, Tomé Nguyen Van Dê, alfaiate, e também Agostinho Nguyen Van Mói e Estêvão Nguyen Van Vinh, agricultores, o primeiro destes últimos neófito e o segundo ainda catecúmeno; todos eles, por se recusarem a calcar a cruz, sofreram o cárcere e os tormentos e finalmente foram estrangulados por ordem do imperador Minh Mang.

(† 1838)

6*.   Em Slonim, cidade da Polónia, as beatas Maria Eva da Providência (Eva Noiszewska) e Maria Marta de Jesus (Casimira Wolowsk), virgens da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição e mártires, que, durante a ocupação militar da Polónia, foram fuziladas por perseverarem na fé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1942)