Martirológio Romano

Dec 18, 2017

1.   Comemoração de São Malaquias, profeta, que, depois do desterro de Babilónia, anunciou o grande dia do Senhor e a sua vinda ao templo e também a oblação pura que sempre e em toda a parte se havia de oferecer ao seu nome.

2.   Na África setentrional, a comemoração dos santos mártires de Nanfamão, Migínio, Sanámis e Lucita, aos quais, segundo o testemunho do pagão Máximo de Madaura numa carta a Santo Agostinho, o povo cristão tinha grande veneração.

(† data inc.)

3.   Em Tours, na Gália Lionense, actualmente na França, São Gaciano, seu primeiro bispo, que, segundo a tradição, foi enviado de Roma a esta cidade e foi sepultado no cemitério dos cristãos do lugar.

(† s. III.)

4*.   Em Killaloe, na Irlanda, São Flanánio, bispo.

(† s. VII)

5*.   No mosteiro de Heidenheim, na Baviera, região da actual Alemanha, São Vinebaldo, abade, que, sendo de origem inglesa, com seu irmão São Vilibaldo seguiu São Bonifácio e o ajudou na evangelização dos povos germânicos.

(† 761)

6.   Na colina Gò-Voi, no Tonquim, hoje no Vietnam, os santos Paulo Nguyen Van My, Pedro Truong Van Duong e Pedro Vu Van Truat, exímios catequistas e firmes na fé, que foram estrangulados no tempo do imperador Minh Mang.

(† 1838)

7.       Em Borgaro, perto de Turim, na Itália, a Beata Nemésia (Júlia Valle), virgem do Instituto das Irmãs da Caridade, que se dedicou generosamente à formação e direcção da juventude segundo o Evangelho, percorrendo os caminhos dos mandamentos do Senhor no amor do próximo.

(† 1916)

8♦.   Em Sariego, perto de Santander, no litoral da Espanha, os beatos Eugénio Cernuda Ferrero e Miguel Sanroman Fernández, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires, que, durante a perseguição religiosa na guerra civil, alcançaram a palma do martírio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1936)