Martirológio Romano

Dec 16, 2017

1.   Comemoração de Santo Ageu, profeta, que, no tempo de Zorobabel, governador de Judá, exortou o povo para reedificar a casa do Senhor, à qual afluiria o tesouro de todas as nações.

2.   Comemoração de muitas santas virgens, que, na África Setentrional, durante a perseguição vandálica do rei Hunerico, torturadas com pesos e lâminas incandecentes, consumaram felizmente o seu combate pela fé.

(† 480)

3.   Na Hibérnia, na actual Irlanda, São Beano, eremita.

(† data inc.)

4*.   Em Cysoing, no terrritório de Artois, da Gália, actualmente na França, Santo Everardo, que, sendo conde de Friúli, fundou neste lugar um mosteiro de Cónegos Regrantes, no qual foi sepultado piedosamente alguns anos depois da sua morte.

(† 867)

5.   Em Vienne, na Borgonha, também na actual França, Santo Adão, bispo, que, sendo monge, foi eleito bispo e honrou egregiamente a memória dos santos redigindo um Martirológio.

(† 875)

6.   Em Selz, perto de Estrasburgo, na Alsácia, actualmente na Alemanha, Santa Adelaide, imperatriz, que manifestou sempre alegria irradiante para com os familiares, honestíssima gravidade para com os estranhos, infatigável bondade para com os pobres, imensa generosidade para honrar as igrejas de Deus.

(† 999)

7*.   Na Lucânia, na actual Basilicata, região da Itália, São Macário de Collesano, monge, exímio pela sua humildade e abstinência, que dirigiu com admirável prudência vários mosteiros do monte Mercúrio e de Latiniano.

(† 1005)

8*.   Em Génova, na Ligúria, também região da Itália, a comemoração do Beato Sebastião Mági (Salvático Mági), presbítero da Ordem dos Pregadores, que pregou o Evangelho ao povo da região e zelou pela observância regular nos conventos.

(† 1496)

9*.   Em Turim, no Piemonte, também na Itália, a Beata Maria dos Anjos (Mariana Fontanella), virgem da Ordem das Carmelitas, insigne pela suas penitências voluntárias e pela virtude da obediência.

(† 1717)

10*.   Em Rivalba, também no Piemonte, o Beato Clemente Marchísio, presbítero, que era pároco deste lugar, quando fundou o Instituto das Filhas de São José.

(† 1903)

11*.   Em Nowe Miasto, cidade da Polónia, o Beato Honorato de Biala Podlaska (Florêncio Kazminsky), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que realizou um trabalho admirável na reconciliação dos penitentes, na pregação da palavra de Deus e na assistência aos presos.

(† 1916)

12*.   Perto de Mukdahan, cidade da Tailândia, o Beato Filipe Siphong Onphitak, mártir, que, sendo pai de família, depois de ter sido expulso o sacerdote da povoação de Song-Khon, foi eleito director da comunidade cristã e, ao iniciar-se a perseguição contra os cristãos, foi levado fraudulentamente até junto do rio Tum Nok e fuzilado.

(† 1940)