Martirológio Romano

Oct 18, 2017

Festa de São Lucas, Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã e era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo e ordenou diligentemente no seu livro do Evangelho tudo o que Jesus fez e ensinou, tornando-se o escriba da mansidão de Cristo. Além disso, nos Actos dos Apóstolos transmitiu os primeiros passos da vida da Igreja até à primeira estadia de São Paulo em Roma.

 

2.       Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo Asclepíades, bispo, que foi um do memorável número de confessores da fé em tempo de perseguição.

(† 218)

3.   Em Pozzuóli, na Campânia, região da Itália, os santos mártires Próculo, diácono, Eutício e Acúcio.

(† c. s. IV)

4*.     Em Riom, no território dos Avernos, na Aquitânia, hoje na França, Santo Amável, presbítero.

(† s. V)

5*.     Em Nassogne, no Brabante da Austrásia, actualmente na Bélgica, São Múnio, venerado como eremita na floresta das Ardenas e mártir.

(† c. 630/640)

6.      Em Arenas, na região de Castela, na Espanha, São Pedro de Alcântara, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, insigne pelo dom do conselho e pela sua vida penitente e austera, reformou a disciplina regular dos conventos da Ordem na Espanha e foi conselheiro de Santa Teresa de Jesus na obra reformadora da Ordem das Carmelitas.

(† 1562)

7.       Em Ossernenon, povoação do Canadá, a paixão de Santo Isaac Jogues, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que foi feito escravo pelos indígenas, que lhe cortaram os dedos e finalmente o mataram com golpes de machado na cabeça. A sua memória celebra-se amanhã, juntamente com a dos seus companheiros.

(† 1646)

8.   Em Roma, o dia natal de São Paulo da Cruz, presbítero, cuja memória se celebra amanhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(† 1775)