Liturgia diária

Agenda litúrgica

2019-03-16

SÁBADO da semana I

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.

L 1 Deut 26, 16-19; Sal 118 (119), 1-2. 4-5. 7-8
Ev Mt 5, 43-48

* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

 

Martirológio

1.   Em Aquileia, na Venécia, actualmente no Friúli, região da Itália, os santos Hilário, bispo, e Taciano, mártires.

2.   Em Selêucia, na Pérsia, hoje no Iraque, São Papas, oriundo da Licaónia, que, pela fé em Cristo, depois de muitos tormentos consumou a sua vida terrena com o martírio.

3.   Em Anazarbo, na Cilícia, actualmente na Turquia, São Julião, mártir, que, sob o governo do prefeito Marciano, depois de longamente torturado, foi encerrado num saco com serpentes e lançado ao mar.

4*.   Na região de Artois, na Nêustria, no território da actual França, Santa Eusébia, abadessa de Hamay-sur-la-Scarpe, que, depois da morte do pai, se consagrou com sua santa mãe Rictrudes à vida monástica e, ainda adolescente, foi eleita abadessa para suceder à sua avó, Santa Gertrudes.

5.   Em Colónia, na Alemanha, Santo Heriberto, bispo, que, sendo chanceler do imperador Otão III, foi eleito contra a sua vontade para a sede episcopal, onde iluminou infatigaveltemente o clero e o povo com o exemplo das suas virtudes, às quais exortava também com a sua pregação.

6*.   Em Vicenza, na Venécia, actualmente no Véneto, região da Itália, o Beato João Sórdi ou Cacciafronte, bispo e mártir, que, sendo abade, foi condenado ao exílio por causa da sua fidelidade ao Papa; eleito depois bispo de Mântua e transferido finalmente para a sede episcopal de Vicenza, morreu pela liberdade da Igreja, trespassado à espada por um sicário.

7*.   Em York, na Inglaterra, os beatos João Amias e Roberto Dalby, presbíteros e mártires, que, no reinado de Isabel I, condenados à morte por causa do sacerdócio, se dirigiram com alegria para o suplício da forca.

8.   Na região dos Hurões, no Canadá, a paixão de São João de Brébeuf, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, enviado da França para as missões entre os Hurões, depois de muitos trabalhos missionários e tribulações, foi crudelissimamente torturado pelos pagãos do lugar e morreu heroicamente por Cristo. A sua memória celebra-se no dia onze de Outubro, juntamente com a dos seus companheiros.