Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-04-10

SEGUNDA-FEIRA da Semana Santa

Roxo – Ofício próprio.
Missa própria, pf. II da Paixão.

L 1 Is 42, 1-7; Sal 26 (27), 1. 2. 3. 13-14
Ev Jo 12, 1-11

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.
* Na Diocese do Porto – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, Bispo Auxiliar (2011).
* Na Diocese de Mindelo (Cabo Verde) – Aniversário da entrada solene de D. Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes.

 

 

Martirológio

1.   Na África Proconsular, os santos Terêncio, Africano, Máximo, Pompeu, Alexandre, Teodoro e quarenta companheiros, mártires, que, no tempo do imperador Décio, morreram pela fé cristã.

2.   Em Alexandria, no Egipto, Santo Apolónio, presbítero e mártir.

3*.   Em Auxerre, cidade da Nêustria, na actual França, São Paládio, bispo, que, tendo sido abade no mosteiro de Saint-Germain de Auxerre, depois de receber o episcopado participou em vários concílios e se aplicou com grande diligência na restauração da disciplina eclesiástica.

4*.   Em Gavello, na Venécia, no actual Véneto, região da Itália, São Beda o Jovem, monge, que, depois de ter passado quarenta e cinco anos ao serviço dos reis, passou o resto da sua vida ao serviço do Senhor num mosteiro.

5.   Em Gand, na Flandres, actualmente na Bélgica, São Macário, peregrino, que, benignamente recebido entre os monges de São Bavo, foi vitimado pela peste no ano seguinte.

6*.   Em Chartres, na França, São Fulberto, bispo, que a muitos alimentou com a sua doutrina, iniciou a reconstrução da catedral com a sua munificência e sabedoria e promoveu a devoção à Virgem Maria Rainha de Misericórdia.

7*.   Em Túnis, no litoral da África Setentrional, o Beato António Neyrot, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, levado preso pelos piratas para a África, caiu na apostasia; mas, com o auxílio da graça divina, na Quinta-Feira da Ceia do Senhor retomou publicamente o hábito religioso, expiando a precedente culpa apedrejado até à morte.

8*.   Em Piacenza, na Emília-Romanha, região da Itália, o Beato Marcos de Bolonha Fantúzzi, presbítero da Ordem dos Menores, insigne pela sua piedade, prudência e pregação.

9.   Em Valladolid, na Espanha, São Miguel dos Santos, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que se consagrou totalmente às obras de caridade e à pregação da palavra de Deus.

10.   Em Verona, no Véneto, região da Itália, Santa Madalena de Canossa, virgem, que renunciou espontaneamente a todas as riquezas do seu património para seguir a Cristo e fundou os dois institutos das Filhas e dos Filhos da Caridade, para fomentar a formação cristã da juventude.

11*.   No campo de concentração de Dachau, próximo de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Bonifácio Zukowski, presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir, que, durante a guerra, extenuado com as torturas sofridas por causa da sua fé, consumou no cárcere o seu martírio.