
Agenda litúrgica
QUINTA-FEIRA da semana IV
Branco – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. pascal.
L 1 Act 13, 13-25; Sal 88 (89), 2-3. 21-22. 25 e 27
Ev Jo 13, 16-20
* Na Ordem Agostiniana (FESTA), na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (MF), na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho (FESTA), na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver (Padroeira principal – FESTA) e nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (Padroeira secundária – FESTA) – Nossa Senhora, Mãe do Bom Conselho.
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Transladação das relíquias de S. Vicente de Paulo – MF

Calendário
1. Em Roma, a comemoração de São Cleto, papa, que foi o segundo sucessor do apóstolo São Pedro a presidir à Igreja Romana.
Missa
ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 67, 8-9.20
Quando saístes, Senhor, à frente do vosso povo,
abrindo-lhe o caminho e habitando no meio dele,
estremeceu a terra e abriram-se as fontes do céu. Aleluia.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que resgatastes o homem, elevando-o acima da sua digni...
Continuar a ler
Martirológio
Decreto sobre a Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
DECRETO Sobre a celebração da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja no Calendário Romano Geral A feliz veneração em honra à Mãe de Deus da Igreja contemporânea, à luz das reflexões sobre o mistério de Cristo e sobre a sua própria natureza, não poderia esquecer aquela figura de Mulher (cf. Gal. 4,4), a Virgem Maria, que é Mãe de Cristo e com Ele Mãe da Igreja.
O sacramento da Quaresma
De novo a Páscoa do Senhor vai marcar encontro connosco nestes dias do ano 2018. Não de surpresa, pois quer encontrar-nos preparados para acolher tão grande dom.
A propósito da tradução litúrgica de uma palavra do Salmo 47 (46)
Tenho reparado na tradução de um dos versículos do salmo responsorial (Salmo 46) que se canta na Missa da Ascensão do Senhor: “…o Senhor, o Altíssimo, é terrível”. Verifico que o mesmo Salmo 46 aparece, com essa mesma tradução, noutros cânticos litúrgicos dos Padres Manuel Luís, Fernandes da Silva, Ferreira dos Santos, Carlos Silva. Mas encontrei algumas honrosas/felizes excepções, onde a palavra “terrível”, é assim substituída: “… o Senhor, o Altíssimo, é Sublime”, “… o Senhor é “excelso” e “portentoso”. Consultando um dicionário verifico que à palavra “terrível” são atribuídos os significados seguintes: “que inspira terror”; “medonho”; “assustador”; “extraordinário”; “grande”; “forte”; “violento”; “muito mau”. Com excepção de três destes significados, todos os demais são desagradáveis de ouvir, pelo sentido negativo que a palavra “terrível” inspira, se aplicada a Deus, que é “bondade”, “amor” e “misericórdia”. Então parece-me uma grande contradição continuarmos a cantar que “… o Senhor, o Altíssimo, é terrível” e, por isso, parece-me razoável que no Salmo 46 fosse substituída a palavra “terrível” por uma das que apontei atrás: “sublime”, “excelso”, “portentoso” ou outra de significado semelhante.